Search
Close this search box.

Servidores da Idaron recebem qualificação sobre software que permite análise de dados georreferenciados

Por iniciativa da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), o Governo de Rondônia promove a qualificação de 30 servidores para a utilização do software ‘QGIS’ nas ações de Defesa Sanitária. O programa é um software livre com código-fonte aberto, uma multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

O curso de qualificação teve início na segunda-feira (17), com encerramento nesta sexta-feira (21), e é voltado aos profissionais que atuam como Analistas de Cadastros. “Os Analistas de Cadastros são servidores vinculados às unidades, qualificados pela Coordenação do Programa de Cadastro e atuantes mediante programação realizada pelas Supervisões Regionais”, expôs Cleidinei Ferreira da Rocha, coordenador do Programa de Cadastro Agropecuário.

Segundo ele, o objetivo é aperfeiçoar as ações que vêm sendo implementadas pela Agência, por meio do Programa de Cadastro Agropecuário. “O QGIS permitirá aos servidores da Idaron a geração de dados e avaliação dos já existentes, além da coleta de coordenadas das sedes e de acessos, avaliação de áreas de riscos e propriedades vizinhas e o direcionamento das ações realizadas pelas unidades, principalmente considerando os riscos para a defesa sanitária e direcionamento das ações técnicas”, salientou.

O programa também será utilizado no auxílio aos gestores. “Enfim, será útil a todos os usuários para realizar análises, definir estratégias, realizar planejamento. O software também permite confrontar as ações realizadas com as demandas de campo”, acentuou. “Não há como fazer defesa sanitária sem uso de geotecnologia, principalmente porque o QGIS é um recurso de extrema relevância nas avaliações geoespacializadas, contribuindo para tomadas de decisões com maior celeridade e eficiência pela equipe técnica”, definiu o coordenador.

O curso é realizado no Graúna Resort Hotel, na Rua João Barbosa Gonçalves, Setor das Chácaras, em Ouro Preto do Oeste, interior de Rondônia.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias