O ex-governador e atual senador pelo estado de Rondônia, Confúcio Moura (MDB) é o nome mais cotado nos corredores do Congresso Nacional para assumir uma das mais importantes comissões permanentes do Senado, a Comissão Mista de Orçamento – CMO.
Essa comissão é formada por deputados e senadores e trata sobre o orçamento do Governo Federal. A presidência da CMO para Confúcio é fruto de acordos feitos na escolha do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD/MG), que deve anunciar nesta quarta-feira (8) os presidentes, vices e titulares das comissões permanentes do Senado.
O acordo inicial seria de que Confúcio ficaria com a Comissão de Infraestrutura – CI, porém, a liderança do PSD no Senado acabou firmando um trato colocando o senador rondoniense à frente da CMO e a senadora Daniela Ribeiro (PSD/PB) na Comissão de Infraestrutura.
A CMO é responsável por dar pareceres e votar matérias que compõem o ciclo orçamentário, que é composto por: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Também compete à comissão analisar projetos de créditos adicionais propostos pelo Poder Executivo.