Publicidade
SICOOB

Com o intuito de consolidar os avanços do Estado quanto à recuperação da vegetação nativa e manejo florestal, o Governo de Rondônia participou de reunião com a Diretora do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA). O encontro realizado durante a Conferência do Clima – COP 28, teve como objetivo traçar estratégias conjuntas para execução de metas e ações previstas no Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg).

Publicidade

A restauração da vegetação nativa e o manejo florestal consciente são base fundamental para a preservação

Na reunião, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), juntamente à presença da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar) e do diretor Sênior da Conservação Internacional do Brasil, avaliaram que, embora o Estado esteja trabalhando com ações e execução de projetos, visando o apoio à recuperação de áreas degradadas, o objetivo de um plano estadual é ampliar e fortalecer as políticas públicas, incentivos financeiros, mercados, boas práticas agropecuárias e outras medidas necessárias para a recuperação da vegetação nativa, principalmente em Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, mas também em territórios degradados com baixa produtividade e áreas protegidas.

Para o Governador, Marcos Rocha, o processo de restauração da vegetação nativa e o manejo florestal consciente, são a base fundamental para a preservação da vida na Terra. “O cuidado com as nossas florestas e recuperação de nossa vegetação nativa é essencial para a sustentabilidade é fundamental à preservação da vida. Temos o dever de preservar esses recursos naturais, garantindo assim, um legado de biodiversidade e equilíbrio ambiental para as futuras gerações”, referenciou.

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, foi possível construir um diálogo de forma mais pontual, mostrando que Rondônia avança com a política de recuperação da vegetação nativa, tanto com recursos próprios quanto com captação de recursos externos. “Esta é uma maneira de gerar uma base de planejamento confiável, com diretrizes e metas estabelecidas, proporcionando confiabilidade e direcionamento para captação de recursos, possibilitando aumentar a confiabilidade e ações do Estado em promover a produção agropecuária sustentável”, destacou.

O coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, avaliou o encontro como assertivo para os Estados envolvidos. “Na oportunidade, solicitamos apoio à construção e elaboração de um Plano Estadual para recuperação da vegetação nativa, com o objetivo de orientar, motivar, facilitar e implementar a recuperação da vegetação nativa em larga escala, tanto em áreas privadas quanto em áreas protegidas do Estado”, ressaltou.

Publicidade
Publicidade

Você também vai querer ler...

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.