Visão futurística e ações inovadoras poderão ser o caminho para tornar Porto Velho destaque entre as capitais

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

Leandro Morais

Publicidade

ASSINATURA

Publicidade

A Prefeitura de Porto Velho assinou termo de parceria com a Fundação Certi na iniciativa da “Jornada Amazônia”, com o objetivo de dialogar e cooperar em iniciativas para promoção da inovação na cidade de Porto Velho.

ENGAJAMENTO

A Plataforma Jornada Amazônia é um projeto coordenado e executado pela Fundação Certi e pelo Instituto Certi Amazônia, com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander.

ANO QUE VEM

Até 2025, a Plataforma pretende mobilizar 20 mil talentos empreendedores, criar 200 novas startups de impacto, qualificar 100 empresas, e investir nas 30 startups mais promissoras.

SUSTENTABILIDADE

O projeto também busca conectar e dinamizar os ecossistemas de inovação da região amazônica e potencializar a competitividade da floresta em pé por meio do empreendedorismo inovador sustentável.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

ESTÍMULO

Com essa parceria, foram ofertados programas com o objetivo de estimular o empreendedorismo inovador. O primeiro, o Gênese, com o objetivo de despertar talentos empreendedores e estimular a pesquisa orientada a produtos e soluções de impacto.

OUTRO

O segundo, o Sinapse da Bioeconomia, ou Sinapse Bio, com a meta de selecionar ideias inovadoras e originar até 70 novos negócios na Amazônia, com investimentos de R$ 70 mil em ideias de negócio.

Reprodução/TV Brasil

STARTUPS

O Gênese e o Sinapse Bio fazem parte da Plataforma Jornada Amazônia, projeto que busca apoiar a criação de um pipeline de startups inovadoras para impulsionar o empreendedorismo, estabelecer e qualificar conexões com o mercado, e fortalecer o ecossistema de inovação e impacto positivo na região.

EM ANDAMENTO

Neste contexto, a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho vem trabalhando junto a Fundação Certi na elaboração de iniciativas locais com foco no fomento à inovação na cidade de Porto Velho.

RESULTADOS

A parceria com a Fundação Certi tem rendido bons frutos. “Pela primeira vez, Porto Velho, que nunca figurava nos rankings de projetos submetidos dessas oportunidades, ficou em quarto lugar em projetos submetidos e projetos aprovados”, destacou Leandro Dill, presidente da Agência.

Uma das datas mais esperadas do ano está chegando e a elegante preparou cestas lindas para você surpreender sua mãe. Insuperável mãe é uma coleção que busca demostrar o quanto elas são únicas, amadas e insuperáveis nas nossas vidas.  Entre em contato  pelo 69 99298-8522 e encomende a sua.

PROJETOS

Para propagar o projeto Jornada Amazônia e o Programa Sinapse da Bioeconomia que oferece capacitação, suporte e recursos financeiros não reembolsáveis para transformar ideias em negócios de sucesso e que gerem valor para a bioeconomia amazônica, a Agência de Desenvolvimento em parceria com a Fundação Certi realizou o workshop ‘Ideias que Transformam’.

EMPREENDEDORISMO

O desenvolvimento de negócios sustentáveis também foi debatido durante a Oficina Prática de Bioeconomia, voltada a empreendedores que atuam com negócios sustentáveis e que querem alavancar sua marca ou produto, acessando financiamentos.

INTERESSADOS

No último dia 4 de maio, foi realizado um workshop no auditório do IFRO Calama, com mais de 50 participantes, entre diversos empreendedores locais, organizações e instituições que juntos elaboraram oito soluções baseado em bioeconomia nos moldes do programa Sinapse Bio, para submissão ao programa que está aberto até dia 30 de maio. As inscrições podem ser feitas aqui.

DEBATES

O Workshop foi marcado por diversas soluções focadas em principalmente produtos derivados do babaçu, fruta nativa da região amazônica, onde é possível aproveitar diversas partes desta planta na geração de novos produtos.

OUTROS

Também foram apresentados projetos voltados à cosmetologia, uma vez que esmaltes tradicionais, além da fabricação ser dependente de diversas químicas, tem componentes que dificilmente degradam-se no meio ambiente, e a solução proposta é de 100% de produtos da floresta, desde a pigmentação até o pincel.

REINTEGRADO

A 89ª Vara do Trabalho de São Paulo emitiu uma liminar na segunda-feira (6), ordenando que a Record readmita o jornalista Arnaldo Duran, que foi demitido pela emissora de Edir Macedo em dezembro do ano passado.

Reprodução/Record

DISCRIMINAÇÃO

A decisão, assinada pela juíza Daniela Mori, foi obtida pelo F5. Segundo a juíza, a Record discriminou Duran ao dispensá-lo, uma vez que as evidências nos autos da ação indicam que ele foi desligado por ter uma doença rara.

PATOLOGIA

Em 2016, Arnaldo Duran recebeu o diagnóstico de ataxia espinocerebelar tipo 3, uma condição degenerativa do sistema nervoso. Entre os sintomas estão a falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários e a perda de equilíbrio.

ADMITIU

Duran, em entrevistas à própria Record, revelou que quase perdeu a capacidade de falar devido à doença, mas conseguiu recuperá-la com tratamento e orações.

DEUS

O depoimento de Duran sobre sua fé também foi compartilhado em programas produzidos pela Igreja Universal do Reino de Deus.

DOIS DIAS

Na liminar, a juíza Daniela Mori determinou que Arnaldo Duran seja reintegrado à empresa em 48 horas, juntamente com a restituição de seu plano de saúde no mesmo período. O prazo começa a contar a partir da intimação da emissora.

SEM COMOÇÃO

Caso a Record se recuse a cumprir a decisão, a Justiça ordenou o pagamento de uma multa diária de R$ 50 mil por dia de descumprimento. A magistrada considerou que a Record agiu com desprezo em relação a Arnaldo Duran, afirmando que “a atitude da ré de dispensar um trabalhador doente e que presta serviços há 17 anos, evidencia desprezo e desrespeito à dignidade humana e à finalidade social do trabalho”, conforme expresso em sua decisão.

SATISFEITO

O advogado de Duran, Kiyomori Mori, confirmou a decisão ao F5, considerando-a uma vitória. Arnaldo Duran também celebrou a decisão da Justiça. Até o momento, a Record optou por não comentar o caso.

Faça a sua inscrição e garanta o seu KIT ATLETA (composto por uma camisa 100% poliamida, número de peito e medalha “finisher”). Acesse o link: https://www.sympla.com.br/1-corrida-da-infantaria__2433461.