Publicidade

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (1), a Operação Bank, visando desarticular uma organização criminosa especializada em furtos a agências bancárias, que teria subtraído R$ 221.950,00 da Caixa Econômica Federal em Porto Velho. A operação resultou na emissão de 10 mandados de busca e apreensão, com a participação de 29 policiais de diferentes forças de segurança.

Publicidade

As investigações da FICCO começaram em novembro de 2023, quando a Polícia Federal foi informada sobre o roubo de grande quantia da agência. Segundo apurado, o grupo utilizou ferramentas para arrombar o prédio e se manteve dentro do local entre os dias 17 e 20, deixando o ambiente sempre que os alarmes eram acionados e retornando posteriormente para continuar a ação criminosa. Apenas no dia 20, ao serem identificados pelas câmeras de segurança, uma cortina de fumaça foi acionada e os suspeitos fugiram.

A investigação revelou que a quadrilha contava com apoio de presos de outros estados, que recrutaram um homem em Porto Velho para organizar e aliciar outras pessoas para o crime. No total, nove envolvidos foram identificados, e parte deles foi presa em flagrante durante furtos semelhantes na região. As ordens judiciais, expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia, buscaram localizar provas e desmantelar completamente o esquema criminoso.

Os suspeitos devem responder por crimes como organização criminosa e furto qualificado com arrombamento e concurso de pessoas, com agravantes pelo cometimento durante o repouso noturno, podendo enfrentar penas de até 15 anos de prisão. Outras infrações poderão ser acrescentadas, dependendo do resultado das buscas e apreensões realizadas pela FICCO.

A FICCO/RO reúne esforços da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) com foco no combate ao crime organizado em Rondônia. A operação desta sexta-feira reafirma o compromisso das forças de segurança em proteger o patrimônio e a segurança dos rondonienses, intensificando o trabalho conjunto para desmantelar grupos criminosos em atividade no estado.

Publicidade
Publicidade

Você também vai querer ler...

Lesão corporal em Porto Velho deixa homem ferido

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.