Publicidade

34% dos estudantes estão com dificuldade de controlar emoções, diz pesquisa

Além da dificuldade em controlar as emoções, 24% dos alunos estão se sentindo sobrecarregados e 18% estão tristes ou deprimidos, de acordo com os pais.

Nos primeiros meses de aula deste ano, Maria (nome fictício), foi chamada à escola do filho quase todos os dias por conta de problemas de indisciplinas. Depois de meses em casa apenas com atividades remotas, o menino de 13 anos parecia ter desaprendido as regras escolares.

Publicidade

Ela conta que o menino tinha um comportamento tranquilo e quieto em casa, mas, quando chegava à escola, ficava agitado, agressivo e com dificuldade de concentração. Para ela, a sensação era de que o filho tinha desaprendido a se comportar no ambiente escolar.

A dificuldade de voltar a conviver com os colegas não é um caso isolado. Segundo pesquisa feita pelo Datafolha, 34% dos estudantes estão com dificuldade de controlar suas emoções desde que voltaram a ter aulas presenciais de acordo com seus pais.

A pesquisa foi feita a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Foram ouvidos 1.308 responsáveis por 1.869 estudantes de escolas públicas de todas as regiões do país. As entrevistas foram feitas por telefone entre os dias 6 e 27 de maio.

Publicidade

Além da dificuldade em controlar as emoções, 24% dos alunos estão se sentindo sobrecarregados e 18% estão tristes ou deprimidos, de acordo com os pais. Ainda segundo a pesquisa, só 40% dos estudantes estão recebendo algum tipo de apoio psicológico nas escolas.

O filho de Maria estuda em uma escola estadual em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que registrou uma série de brigas entre alunos no início do ano. Depois dos episódios, a unidade passou a ter um psicólogo para atender os estudantes.