Search
Close this search box.
Publicidade

Calendário é divulgado hoje; Saiba como consultar saldo e quanto sacar

Publicidade

O Governo vai anunciar nesta segunda-feira o calendário para os saques do FGTS. Este ano, os trabalhadores poderão sacar R$ 500 de cada conta, ativa ou inativa, a partir de setembro.

A partir de 2020, haverá uma nova modalidade de resgate, chamada saque-aniversário, cujos percentuais vão variar de acordo com o saldo do trabalhador.

Publicidade

Todos que trabalham com carteira assinada na iniciativa privada ou já tiveram emprego formal e não resgataram seu Fundo quando se desligaram da empresa poderão fazer os resgates.

A medida deve injetar R$ 40 bilhões na economia em dois anos, segundo estimativas do governo.

Acesso ao extrato

Mas como o trabalhador pode saber seu saldo no FGTS? É muito simples! Basta fazer um cadastro no site da Caixa Econômica Federal, banco que é o gestor dos recursos do Fundo.

Veja abaixo um passo-a-passo para consultar o extrato do FGTS.

Site

No site da Caixa , procure o link “benefícios e programas” e, depois, “benefícios do trabalhador/FGTS”.

. Foto: Reprodução de internet
. Foto: Reprodução de internet
. Foto: Reprodução de internet
. Foto: Reprodução de internet

Se preferir, clique direto no site do FGTS .

Nesta tela, há uma opção  “acompanhe seu extrato”.

. Foto: Reprodução da internet
. Foto: Reprodução da internet

Cadastro

Quem já tem senha no sistema só precisa informar CPF ou NIS (Número de Inscrição Social, também chamado de PIS/Pasep ou NIT).

Quem ainda não tem senha, precisa fazer um cadastro. É só clicar em “cadastrar/esqueci senha”.

. Foto: Reprodução de internet
. Foto: Reprodução de internet

Basta informar dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e números do CPF e da identidade. E, depois, criar uma senha.

O trabalhador receberá a notificação de cadastro realizado. Para acessar seu extrato, terá que voltar à tela inicial e preencher novamente o número do CPF e a senha.

Extrato

O site do FGTS informa o extrato de todas as contas do trabalhador. Quem já teve mais de um emprego, tem várias contas, uma para cada empresa na qual trabalhou.

O demonstrativo trará informações sobre a empresa, a data de admissão no emprego e dois valores totais: saldo para fins rescisórios (soma de todos os depósitos feitos pelo patrão, mesmo que o trabalhador já tenha sacado alguma parte, pois sobre esse valor é calculada a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa) e saldo (valor real existente na conta hoje).

Logo abaixo, é informado o histórico de créditos feitos recentemente na conta.

Correntistas da Caixa

Quem é cliente da Caixa pode usar o próprio aplicativo do banco para consultar o saldo de sua conta vinculada. Após informar o login de usuário e senha e clicar em “Acessar minha conta”, o correntista ou o poupador deve procurar o ícone “FGTS e INSS”, na segunda tela.

Depois de selecionar FGTS, terá a opção de buscar “Extrato”.

Mensagem via celular

Outra opção é se cadastrar no serviço de SMS da Caixa Econômica Federal, que permite receber torpedos com informações sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias.

Ao clicar no  link , o trabalhador é levado a se inscrever com o NIT (número do PIS/Pasep), cadastrando também uma senha.

Segundo a Caixa, com a adesão ao serviço, o cliente deixa de receber o extrato bimestral de papel enviado para seu endereço residencial.

Consulta no aplicativo

A consulta pode também ser feita por meio do App FGTS Trabalhador, disponível na Google Play, na Apple Store e na Windows Store. Depois de baixar o aplicativo, o trabalhador pode consultar os depósitos em sua conta de FGTS, atualizar seu endereço e localizar os pontos de atendimento mais próximos.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias