Search
Close this search box.
Publicidade

Campanha Maio Amarelo 2024 é lançada oficialmente em Porto Velho

Semtran reforça ações educativas com foco na redução dos índices de acidentes de trânsito
Publicidade

A Prefeitura de Porto Velho promoveu a abertura da campanha “Maio Amarelo” 2024 na tarde de quarta-feira (8), no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Com o lema “Paz no Trânsito Começa por Você!”, a campanha tem o objetivo de reduzir ainda mais os índices de acidentes na capital de Rondônia.

“O Maio Amarelo, evento nacionalmente conhecido, organizado pelos órgãos de trânsito estaduais e municipais, marca o momento da gente combater esse grande mal, que é a violência no trânsito, através de ações educativas e repressivas com fiscalização”, destacou Anderson Pereira, titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).

Publicidade

Ele também disse que a Semtran vai realizar uma vasta programação alusiva ao Maio Amarelo dentro das escolas e no ambiente de empresas, entre outros, levando palestras educativas e colocando as equipes de agentes de trânsito em pontos estratégicos da cidade, como já vem ocorrendo, para inibir cada vez mais a violência no trânsito.

Ainda como parte das ações para o trânsito mais seguro para todos, Anderson Pereira citou o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo de forma célere e eficiente na sinalização de vias e até bairros inteiros, além de reforçar as pinturas desgastadas, substituir e implantar novas placas de trânsito.

 Semtran vai realizar uma vasta programação alusiva ao Maio Amarelo dentro das escolasSemtran vai realizar uma vasta programação alusiva ao Maio Amarelo dentro das escolas

“Nos pontos considerados de alto índice de acidentes, os cruzamentos com semáforos, nós estamos usando meios eletrônicos e também redutores de velocidade para que a gente possa inibir aquele condutor irresponsável, que insiste em infringir a legislação, furando o sinal, avançando vias preferenciais e colocando a vida de terceiros e a dele em risco”, enfatizou.

PARCERIAS

O coordenador de Trânsito da Semtran, Joelmir Silva (J. Silva), disse que uma das vertentes da campanha Maio Amarelo é agregar parceiros para tornar o trânsito mais seguro e mais humano para todos, ações estas que já são realizadas pela secretaria.

“Neste momento, estamos aqui com duas escolas representando o projeto “Criança de Hoje, Condutor de Amanhã”, a Francisco Elenilson Negreiros e a Escola Antônio Ferreira. Representando o projeto “Empresa Amiga do Trânsito”, temos a Master Motos, Rodão Motos e Boreal Energia”, comentou.

CAMPANHA

Para Andreia, é importante a criança ter essa consciênciaPara Andreia, é importante a criança ter essa consciência

A campanha foi criada pela Organização das Nações Unidas em 2011, e chegou ao Brasil em 2014, através do Observatório de Segurança Viária.

“Trata-se de uma campanha muito importante. Devemos ensinar para as nossas crianças desde cedo sobre a não violência no trânsito, respeitar a sinalização, respeitar os pedestres, ciclistas e se respeitar no trânsito. Isso é o que nós temos que passar para os nossos alunos, porque assim eles vão se tornar cidadãos adultos com responsabilidade”, comentou a diretora da Escola Municipal Francisco Elenilson Negreiros, Nélida Moura, destacando ainda a parceria com a Semtran.

Para Andreia Valéria Batista, diretora da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva, “é importante a criança ter essa consciência, porque ajuda a educar os próprios pais. Da escola elas levam essas orientações para casa, para saber o que é certo ou errado fazer no trânsito. Essa campanha é muito importante, inclusive há vários anos a gente tem essa campanha de orientação na nossa escola, junto com a Semtran e com as nossas professoras”.

Entre os convidados que prestigiaram o evento, estava a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, e representantes do Corpo de Bombeiros.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias