Search
Close this search box.

Criança de 2 anos desaparece e é encontrada 4 horas depois graças a cachorro de estimação

Animal a acompanhou e latiu quando viu viaturas da Guarda Municipal de Campinas, que fizeram o resgate. Menino pode ter atravessado túnel de 50 metros sob rodovia e estava a 3 km de casa.

Uma criança de 2 anos foi encontrada por guardas municipais de Campinas (SP) na noite de segunda-feira (19) após ficar por quatro horas desaparecida ao sair de casa a pé. O resgate ocorreu graças ao cachorro de estimação da família, que o acompanhou durante todo o percurso, de cerca de três quilômetros. O menino passa bem.

A trabalhadora rural Alessandra Dranka, mãe do menino, estava lavando roupas quando o filho saiu de casa. Desesperada, Alessandra saiu em busca dele, mas não o achou e pediu ajuda.

“Foi muito rápido o sumiço dele. Foram cinco minutos e já não encontrei mais. Estava lavando roupa na lavanderia e ele gosta muito de caminhão, aí passou o que trabalha lá no sítio, de capim. Eu acho que ele foi atrás do caminhão”.

“Eu fui dentro de casa buscar um sabão e [quando] voltei lá ele já não estava mais. Eu saí para procurar ele, mas ele foi para um lado e eu para o outro porque acharam ele para cima”, completou a mãe.
A Guarda Municipal foi acionada por volta de 18h30 com a informação de que o garoto desapareceu em meio a plantações, já que a família mora em área rural. Com o cair da noite, o frio e a escuridão foram fatores de risco para o menino. Dez viaturas saíram em busca da criança.

Após cerca de quatro horas, o menino foi localizado ao lado de uma mureta de proteção do Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083), ainda em Campinas. Ele teria atravessado um túnel de 50 metros sob a rodovia para chegar ao local.

Cachorro salvador

Os guardas municipais encontraram a criança após seguirem o latido de um cachorro, informou o guarda municipal Ataíde Barbosa.

“Fizemos o patrulhamento naquela área e o cachorro começou a latir para a viatura. Nós tínhamos a informação de que ela estava acompanhada do seu animal, então chamou a atenção da equipe”.

Cão de estimação latiu para viatura da Guarda Municipal e ajudou resgate de criança em Campinas — Foto: Guarda Municipal

“Nos deslocamos até o sentido do latido e aí sim obtivemos o êxito de localizar a criança”, completou o guarda municipal.

A equipe composta por Barbosa e pelo guarda municipal Cacique foi responsável pelo resgate. Eles acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminhou a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José, onde ele reencontrou a mãe.

“Aliviada com certeza, ‘né’. Primeira vez passando um susto grande desse. Fiquei muito grata com todos eles, por terem ajudado e por terem vindo tão rápido”, resumiu a mulher.

Criança teria atravessado túnel sob o Anel Viário Magalhães Teixeira, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Ataíde Barbosa disse que a criança não estava assustada quando foi encontrada. “A criança está bem tranquila, acreditamos que ela estava brincando de se esconder da família”.

“Por algum motivo ela não responde ao chamado, então acredito que ela estaria brincando de esconde-esconde”, afirmou o guarda.

Em nota, a prefeitura informou nesta terça-feira que o menino ficou em observação durante toda a noite e teve alta ainda de manhã. “É uma criança saudável, sem sinais de maus tratos. Por medidas de segurança, o Conselho Tutelar foi acionado e, de acordo com protocolo, a assistente social da UPA fará uma visita domiciliar à família amanhã”. A administração municipal ressaltou que esses dois procedimentos são de praxe.

'Aliviada', diz Alessandra Dranka, mãe do garoto de 2 anos, após o resgate em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Combate Clean Anúncie no JH Notícias