Search
Close this search box.
Publicidade

Podemos tirar os pedaços mofados da comida e comer o resto?

Publicidade

Parece a Lei de Murphy: quanto mais fome você tem mais embolorado estará o seu pão. A maioria das pessoas apenas tira o pedaço mofado e come o restante. Se você é do time que apenas tira o verdinho fora, saiba que por dentro, o pão ainda está bolorento.

De acordo com o Brasil Post, apenas retirar a parte que aparenta mofada, eliminando os esporos do fungo, não elimina suas raízes. Chamadas de hifas, elas não se enterrando profundamente no alimento e é lá que a micotoxinas são produzidas. E, acredite, você não vai querer comer micotoxinas.

Ver o bolor, na verdade, significa que ele já está tão enraizado, que já se tornou até aparente. “Quando conseguimos ver estes microrganismos a olho nu, isto significa que há uma imensa quantidade deles nos alimentos”, diz o biólogo Marco Antonio Marques, em um informativo da Fiocruz.

Publicidade

Nem todos os fungos fazem mal, e na verdade, a maior parte deles é inofensivo. Eles são usados para fazer cerveja, queijos, pães de fermentação natural. O problema é que não há como saber se aquele tipo exato de fungo que está no último pedaço de pão é prejudicial ou não. Ainda de acordo com o Brasil Post, existem fortes indícios de que a aflatoxina, substância produzida por fungos em amendoins e outras oleaginosas, é altamente cancerígena.

Portanto, da próxima vez que o seu pão estiver com bolor, trate de jogá-lo fora.

Combate CleanAnúncie no JH Notícias
Publicidade