Search
Close this search box.

Quinto menino é resgatado de caverna na Tailândia

BBC

Recomeçou nesta segunda-feira (9/7), na Tailândia, a operação para resgatar os jovens que ainda estão presos dentro de uma caverna alagada no interior do país. Mais um menino — o quinto — foi retirado por volta das 6h30 (horário brasileiro).

Ao todo, 18 socorristas trabalham no segundo dia de operação. Ainda estão na caverna sete meninos — com idade entre 11 e 16 anos — e o treinador, de 25 anos.

Outros quatro garotos que estavam presos há mais de duas semanas na caverna foram retirados nesse domingo (8), na primeira parte da operação. Ela foi interrompida ao anoitecer e só recomeçou nesta segunda (9).

Os mesmos especialistas que participaram da primeira etapa de salvamento no domingo retornaram à caverna na madrugada. No entorno da montanha, ambulâncias e helicópteros esperam pelos garotos. A estratégia é trazer ao menos outros três adolescentes nesta segunda (9).

Hospital
As vítimas resgatadas receberam os primeiros atendimentos no hospital de campana montado perto da entrada da caverna e removidos de helicóptero para um hospital em Chiang Rai, onde um andar inteiro foi reservado para o resgate. Segundo o governador da Província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, que chefia a operação, as condições para o resgate estavam perfeitas.

Osottanakorn afirmou que ela foi “melhor do que o esperado”. Nessa complicada e perigosa missão, os quatro meninos tiveram de mergulhar na caverna alagada, acompanhados por especialistas em mergulho.

Segundo o chefe da operação, 90 mergulhadores participam do resgate – entre membros da Marinha tailandesa e estrangeiros. Cada criança será acompanhada por até dois mergulhadores. Sem previsão de quanto tempo irá durar a operação, o governador informou que os profissionais devem levar 11 horas apenas para a retirada de cada criança e o resgate completo do grupo deve se estender por dias.

Antes do início oficial das operações de resgate, as autoridades ordenaram que os veículos de imprensa deixassem as proximidades da caverna. No local, 13 ambulâncias e dois helicópteros com médicos e membros da assistência sanitária aguardavam a saída do grupo para um eventual tratamento de emergência e deslocamento para hospitais da região.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias