A Caixa Econômica Federal paga, nesta terça-feira (22/12), a nona parcela do auxílio emergencial — de R$ 300, a cota única — para 1,6 milhão de beneficiários do programa Bolsa Família.
O cronograma de pagamento é organizado conforme o Número de Identificação Social (NIS) final do beneficiário, e obedece ao calendário habitual do Bolsa Família, pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês.
O benefício, que poderá ter o valor dobrado (R$ 600) em caso de mãe chefe de família, será creditado nesta terça-feira na conta dos beneficiários com NIS final igual a 9. Já na quarta-feira (23/12), recebe a ajuda financeira quem tem o NIS final 0.
O dinheiro será depositado da mesma forma que o benefício regular. Dessa maneira, é preciso usar o cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, ou por crédito na conta Caixa Fácil.
Normalmente, o crédito se inicia na segunda metade do mês. No entanto, por causa dos feriados de fim de ano, começou no último dia 10 e se encerrará nesta quarta-feira.
Essa deverá ser a última parcela, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu não prorrogar a ajuda financeira. Segundo o mandatário, a extensão do benefício “quebra a economia”.