Search
Close this search box.

1º Festival de Banana começa nesta sexta-feira, em Porto Velho

A banana é uma das frutas mais apreciadas em todo o mundo. Em Rondônia, ela está entre as lideranças quanto ao consumo e exportação. Por isso, o Governo do Estado tem incentivado o cultivo da fruta e, como forma de homenagem as famílias produtoras, vai promover nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 9h, o 1º Festival de Banana na sede da Associação de Produtores Rurais de Cujubinzinho Médio Madeira (Asprol), localizada no Ramal Cujubinzinho, quilômetro 7, em Porto Velho.

“O Festival de Banana é um evento muito esperado por todos. A expectativa é receber mais de 300 pessoas durante o festival, entre produtores rurais, autoridades, representantes públicos e demais convidados”, destacou  Gilvânia Carvalho, médica veterinária da Emater.

No sábado (19), acontece à exposição da Vitrine Tecnológica da banana, o Festival Gastronômico, além de concursos com a escolha do melhor prato derivado da fruta, maior cacho de banana, entre outros. Já pela tarde acontece o torneio de futebol feminino e masculino, e para encerrar a festa não pode faltar o tradicional forró.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) é uma das responsáveis pela realização do festival e, junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa), vai prestar auxílio técnico e orientações. O presidente da Asprol, Raimundo Ribeiro, diz que mais do que uma festa, o evento valoriza as famílias que trabalham com o cultivo da banana na região.

“Mais de 60 produtores ribeirinhos cultivam hoje essa fruta tão valiosa para o consumo. Para nós, produtores, que sabemos a importância do cultivo que move o estado, o festival trás reconhecimento aos ribeirinhos”, declarou o presidente da associação.

 

Já o gerente local da Emater, Dionísio Quiroga, acrescenta que o festival estimula o aumento da produção na região.  “O trabalho da Emater, em parceria com o Governo do Estado e demais órgãos, resulta no estimulo da criação de lavouras e incentivo ao desenvolvimento de Rondônia. É esse crescimento que desejamos, o convite deixamos aberto a todos da comunidade. Esse é o primeiro de muitos outros festivais que virão”.

A abertura do festival inicia com a ação social em prol das famílias produtoras. Vários parceiros como as secretarias municipais e estaduais de Saúde (Sesau), de Agricultura (Seagri) e (Semagric), além do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Serviço Social do Comércio (Sesc) entre outros órgãos que vão realizar ações de assistência social naquela comunidade.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias