Search
Close this search box.
Publicidade

Série documental da HBO Max aborda ditadura militar no Brasil

Carlos Alberto Jr. dirige Em Busca de Anselmo, sobre a trajetória de José Anselmo Santos em movimentos de esquerda durante a ditadura
Publicidade

A série Em Busca de Anselmo está disponível na HBO Max. Com cinco episódios de uma hora, sendo um por semana, o documentário mostra a trajetória de José Anselmo Santos, ex-marinheiro infiltrado em grupos de resistência à ditadura militar brasileira.

Dirigida por Carlos Alberto Jr. e produzida por Camilo Cavalcanti, da Clariô Filmes, a novidade surge para elucidar os fatos sobre a vida do personagem principal.

Publicidade

“Sempre considerei a trajetória do cabo Anselmo uma história mal contada. Um personagem intrigante, que ganha projeção no contexto do golpe militar de 1964, é alçado à condição de líder dos marinheiros e, em poucos anos, deixa a condição de figura de importância relativa na luta contra a ditadura a agente infiltrado da repressão e delator de companheiros da luta armada, levando muitos à tortura, morte e desaparecimento forçado. Ao mesmo tempo, as informações sobre Anselmo sempre foram escassas. A ideia da série documental sempre foi tentar esclarecer o papel do ex-marinheiro na luta armada, e os motivos que o levaram a mudar de lado”, afirma o diretor ao jornal.

A história do personagem é contada desde quando ele comandava a Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil, e liderou a revolta dos marinheiros, cuja negociação orquestrada pelo até então presidente João Goulart não agradou os líderes políticos da época e culminou no golpe de 1964 até o momento em que foi preso, fugiu da cadeia, viajou para Cuba, tornou-se guerrilheiro e voltou ao Brasil para trabalhar como infiltrado do DOPS-SP.

A série documental foi idealizada por Carlos Alberto Jr. em 2015, com pré-produção em 2016, gravações em 2017 e finalização em 2018. Perguntado sobre ter lançado a série em ano eleitoral, o diretor considerou um “acaso de extrema importância”.

“Espero que a série contribua para o debate sobre a necessidade de revisão da lei de anistia, da impunidade dos torturadores (o Brasil é o único país com uma legislação que protege os torturadores) e demais agentes do regime militar, o direito à memória e à verdade, e que o Brasil avance na discussão sobre a Justiça de transição. Enquanto a sociedade brasileira não enfrentar e discutir os crimes da ditadura, não teremos condições de avançar na consolidação da democracia”, pontua.

José Anselmo dos Santos, conhecido como Cabo Anselmo, morreu no dia 15 de março de 2022 na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Ele estava com 80 anos e faleceu devido a complicações causadas por cálculo renal. A série está disponível para os assinantes da HBO Max e também passa no canal HBO.

“Desde o início do projeto, minha ideia foi usar a trajetória de Anselmo como fio condutor para contar a história daquele período. Entrevistamos mais de 50 pessoas em vários estados. Ex-militantes, ex-guerrilheiros, pessoas que conviveram com Anselmo na infância, na Marinha, depois do golpe, na prisão, em Cuba, na clandestinidade no Brasil e durante o período em que ele atuou como infiltrado. Os depoimentos dos entrevistados são as vozes que reconstroem a história daquele período. Também realizamos trabalho de pesquisa em diversos arquivos do país, a fim de conseguir registros, em fotos, áudio e vídeo, para compor a narrativa”, finaliza o diretor.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias