Search
Close this search box.

FRIO – Temperatura deve baixar em Rondônia na próxima sexta (2)

Outra intensa e grande massa de ar frio de origem polar avança sobre a América do Sul nos primeiros dias de agosto de 2019 fazendo a temperatura baixar muito em vários estados brasileiros.

Esta nova massa de ar frio é um pouco menos intensa do que a onda de frio muito forte que passou pelo Brasil entre os dias 5 e 10 de julho. A expectativa é de uma nova sequência de dias bastante gelados por todo o Sul do Brasil e em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, além de nova friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

Diante da força desta desta nova massa de ar frio é natural que surjam muitos questionamentos sobre a intensidade do frio sobre o Brasil e a comparação com super onda de frio que passou pelo país entre 5 e 10 de julho.

Selecionamos algumas perguntas e respostas sobre onda de frio do início de agosto de 2019.

Quando vai esfriar?
A previsão é de que esta potente massa de ar frio passe sobre o Brasil entre os dias 1 e 5 de agosto. Os dias mais gelados devem ser 3 e 4 de agosto, quando o ar frio deve atuar com mais intensidade e maior abrangência sobre o país. A partir do dia, 6, os efeitos do ar de origem polar diminuem bastante, inclusive sobre a Região Sul.

Onde vai esfriar?
Esta nova onda de frio vai atingir com força os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, o centro, oeste e sul de Mato Grosso, o centro-sul de Goiás, Rondônia, Acre, sul do Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, o Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira, região de Belo Horizonte/cidades históricas, o sul do Vale do Rio Doce e o centro-sul do Espírito Santo.

As demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste vão sentir o ar frio de forma fraca.

Quando o frio será mais intenso nas capitais do SU, SE, CO, AC e RO?
Em Porto Alegre, em Florianópolis em Curitiba, os dias mais gelados serão 3, 4 e 5 de agosto.

Em São Paulo, os dias mais gelados serão 3 e 4 de agosto. No Rio de Janeiro, os dias mais gelados serão 4 e 5 de agosto. Em Belo Horizonte, o dia mais frio será 4 de agosto. Em Vitória, o dia mais frio será 4 de agosto.

Em Campo Grande, os dias mais frios serão 3 e 4 de agosto. Em Cuiabá, o dia com maior sensação de frio deve ser o sábado, 3 de agosto, mas a menor temperatura dentro desta massa polar deve ocorrer no domingo, 4 de agosto. Em Goiânia e em Brasília, a maior sensação de frio deve ser no dia 4 de agosto.

Em Porto Velho, a maior sensação de frio deve ser no sábado, 3 de agosto. Em Rio Branco, a maior sensação de frio deve ser no sábado, 3 de agosto.

Quando o frio intenso começa e termina em cada estado?
A tabela abaixo faz um cronograma da passagem do ar frio intenso sobre cada estado que deve ser influenciado por esta grande e forte massa de ar frio de origem polar.

Temperaturas em Rondônia sofrem queda com nova frente fria a partir de sexta-feira

Quais estados podem ter temperatura abaixo de 0°C?
Durante a passagem desta nova onda de frio, temperaturas abaixo de 0°C poderão ser observadas nos estados do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, em Minas Gerais e em Mato Grosso do Sul.

No Rio de Janeiro, a temperatura deve ficar negativa na parte mais elevada do Parque Nacional do Itatiaia.

Qual a menor temperatura que poderá ocorrer na passagem desta nova massa polar?
Em uma estimativa preliminar, as menores temperaturas durante a passagem desta forte onda de frio do começo de agosto de 2019 devem ficar entre -7°C e -4°C.

Na intensa onda de frio que passou pelo país entre 5 e 10 de julho de 2019, a menor temperatura medida por órgãos confiáveis foi de 9,2°C negativos na parte mais elevada da serra da Santa Catarina.

Onde e quando devem ocorrer as menores temperaturas no Brasil?
As menores temperaturas devem ser observadas na parte mais elevada das serras do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no sul do Paraná.

As temperaturas mais baixas provavelmente vão ocorrer na madrugada do domingo, 4 de agosto.

Onde pode nevar?
Entre a tarde do dia 2 de agosto, sexta-feira, e a manhã do dia 3 de agosto, sábado, há chance de nevar (ou de outras precipitações sólidas de inverno) nas áreas da serra do Rio Grande do Sul e da serra e do Planalto de Sul de Santa Catarina. Mas não se pode descartar completamente a chance de nevar no planalto norte catarinense. Há chance remota de alguma neve no sul do Paraná.

Onde e quando pode gear no Sul do Brasil?
Esta massa de ar frio tem potencial para provocar geada generalizada sobre a Região Sul.

O Rio Grande do Sul poderá ter geada nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 de agosto de 2019.

Em Santa Catarina deve gear nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 de agosto de 2019

No Paraná deve gear 3, 4, e 5 de agosto de 2019.

Nos dias 6 e 7, a geada deve se concentrar nas áreas serranas.

Onde e quando pode gear no Sudeste do Brasil?
Esta massa de ar frio tem potencial para provocar geada em algumas áreas da Região Sudeste.

Em São Paulo pode gear em algumas áreas próximas da divisa com o Paraná e na Mantiqueira no dia 4 de agosto. No dia 5, o sul deste estado e a Mantiqueira ainda ficam sujeitos a geada. No dia 6, a chance de geada diminui também na Mantiqueira.

No Rio de Janeiro, pode gear nos dias 4 e 5 na região mais elevada do sul fluminense que fica na Mantiqueira.

Em Minas Gerais, pode gear nos 4 e 5 de agosto em áreas do Sul de Minas. No dia 6, a chance de geada diminui também nas áreas mais elevadas da Mantiqueira.

Não há expectativa de geada para o Espírito Santo.

Onde e quando pode gear no Centro-Oeste do Brasil?
Esta massa de ar frio tem potencial para provocar geada em algumas áreas da Região Centro-Oeste

Em Mato Grosso do Sul, a geada deve voltar a ocorrer especialmente no dia 4 de agosto, em áreas do sul e sudoeste do estado. A chance de gear no dia 3 de agosto nestas regiões não pode ser completamente descartada.

Não há expectativa de geada para as demais áreas da Região Centro-Oeste e nem para os estados da Região Norte que serão afetados por esta nova onda de frio.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias