Search
Close this search box.

Iniciado novo cadastro para castração de animais domésticos

A Secretaria Municipal de Integração (Semi) iniciará na segunda-feira (4) novo cadastramento de interessados em realizar a castração de seus animais domésticos (cães e gatos) com idade superior a 6 (seis) meses. A ação faz parte do Programa Bem-Estar Animal e a portaria nº 198, de 11 de junho, estabelece os critérios para esse procedimento.

Dentre eles, a pessoa interessada em castrar seu animal deve ter renda mensal familiar inferior a dois salários mínimos.

Segundo Álvaro Luiz Mendonça de Oliveira, secretário da Semi, após o cadastro, a Semi realizará o chamamento das Organizações da Sociedade Civil e dos munícipes interessados para que compareçam à Secretaria para a retirada da Guia de Castração Animal, munidos dos originais e cópias do CNPJ, licença ambiental ou registro em cartório; RG e CPF; comprovante de residência atualizado e comprovante de renda familiar, ou caso o munícipe seja inscrito em programas assistenciais do Governo Federal.

Será concedida apenas uma guia de castração para pessoa física e cinco guias para pessoa jurídica. “A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. É preciso entender que muitos bichinhos não conseguem um lar e acabam nas ruas da nossa cidade procriando descontroladamente, se tornando portadores de doenças graves, causando acidentes ou sendo atropelados. Queremos que a população saiba que isso não é uma mutilação mas uma ação preventiva”, disse o secretário.

O médico veterinário, da Semi, Bruno Sadeck, explica que todo o procedimento é feito em hospital devidamente equipado. “O convênio atingiu na primeira etapa do programa 300 castrações. Os bichinhos são cuidadosamente assistidos e a castração leva uma média de 30 minutos.

A recuperação é de cerca de 10 dias e nesse período é importante o cuidado dos donos para evitar infecções”, enfatizou acrescentando que a iniciativa ajuda no controle de ninhadas indesejadas e colabora com a prática da posse responsável.

As solicitações de cadastramento podem ser efetuadas na sede da Semi, à rua Brasília, n. 2512, Bairro São Cristovão, ou pelo telefone:(69) 98473-3320, no horário de 08 às 14 horas.

Vantagens

O médico veterinário destaca que dentre as vantagens da castração estão a diminuição do risco de câncer de mama; redução da frustração sexual diminuindo o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves e nos machos reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

“E o animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes”, observou.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias