FAMA
O registro feito por um policial militar foi a sensação das redes sociais de Vilhena no final da noite de ontem. O PM tinha saído do plantão quando deu de cara com uma espécie muito peculiar da nossa Amazônia.
PASSEIO
Um jacaré de mais de 2 metros foi flagrado em uma das avenidas mais movimentadas de Vilhena, a Marques Henrique. A via é muito usada por moradores dos bairros Jardim Universitário e Jardim Social, e também por alunos da Unir.
SOSSEGADO
O PM percebeu o animal atravessando a avenida e parando junto ao muro de um condomínio. Chovia no momento do registro da imagem sendo que a rua por onde o jacaré passou estava praticamente vazia.
RIO
O policial chegou a tentar fazer com que o jacaré retornasse a um rio próximo, local de onde provavelmente ele deve ter saído. O animal permaneceu parado junto ao muro e o PM resolveu deixá-lo quieto.
IDENTIFICAÇÃO
O jornalista Dimas Ferreira, do Jornal Folha do Sul, conversou com o PM e recebeu a informação de que o jacaré pode ser da espécie Papo Amarelo, muito comum na região. Embora estivesse armado, o policial descartou a possibilidade de abatê-lo a tiros e esperou o jacaré ir embora. A informação é de que o animal retornou para o brejo de onde saiu.
PÉSSIMO SERVIÇO
O senador Confúcio Moura (MDB) afirmou durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal (CI), presidida por ele, que atualmente há uma grande preocupação e indignação por parte dos consumidores dos serviços de transporte aéreo no Brasil, principalmente da região norte.
REDUÇÃO
O senador destacou que o problema é resultado da diminuição dos voos promovidos pelas companhias aéreas, horários inadequados aos passageiros, além dos preços altos.
VIZINHOS
Confúcio enfatiza que o aborrecimento também atinge nossos vizinhos do Acre, Pará e Amazonas. Há uma prioridade das empresas em atender com qualidade somente o sul e sudeste, aponta o senador.
JUSTIÇA
Confúcio Moura diz que algumas situações estão se tornando recorrentes, como cancelamentos e alterações de voos diretos, sendo os passageiros reacomodados em voos com conexões, após horas de espera.
JUSTIÇA 2
Também cabe pontuar os atrasos constantes, mudanças de itinerários, dificuldades para reembolsos de passagens e ineficiência dos meios de contato das empresas aéreas para solucionar as questões. Diante disso é compreensível a grande quantidade de ações judiciais de reparação.
POSITIVO
Confúcio Moura disse que a audiência pública foi proveitosa, porque houve uma explanação didática da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), agência reguladora do setor, explicando todos os aspectos que envolvem a aviação de passageiros.
ENCONTRO
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) sediou um encontro de integração interinstitucional com foco no combate à violência contra a mulher, violência doméstica e familiar.
DENÚNCIAS
Durante o evento, a Promotora de Justiça Tânia Garcia informou que a Rede Lilás atendeu 834 mulheres por meio de atendimentos realizados na Sala Lilás e recebeu 1198 denúncias somente em 2023.
MJ
O encontro é resultado dos agrupamentos de forças interinstitucionais para a Operação Átria, idealizada e mobilizada pelo Ministério da Justiça para intensificar a ação da segurança pública em todo o território nacional para o enfrentamento das situações de violência doméstica, familiar e contra a mulher.
PRÊMIO
A Central de Transplantes de Rondônia (CET-RO) foi premiada em um Congresso Internacional, que reuniu mentes líderes e inovadores no campo da doação e transplante de órgãos.
ÁSIA
O “The Annual UAE Organ Donation and Transplantation Congress”, foi realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos) no período de 27 a 30 de janeiro.
DESTAQUE
No evento, foram premiados a Central Estadual de Rondônia, pelo maior crescimento em doadores; e o Pronto Socorro Hospital João Paulo II, pelo número de notificações de doadores.
BOM EXEMPLO
O objetivo do Congresso foi evidenciar os serviços com experiências exitosas e soluções inovadoras que surgiram no campo, para aumentar as taxas de sucesso dos transplantes e melhorar os resultados dos pacientes.
DOAÇÕES DE ÓRGÃOS
No ano de 2023, a Central de Transplantes de Rondônia realizou 57 doações de órgãos, e em 2024, foram realizadas quatro, totalizando 61 doações. A unidade conta com um serviço denominado Organização de Procura de Órgãos (OPO), que busca por meio de monitoramento; potenciais doadores, pacientes por morte encefálica.
COMO SER DOADOR?
Para tornar-se um doador, é necessário informar seu desejo à família. No Brasil, a doação de órgãos requer a autorização familiar. As doações acontecem a partir dos doadores falecidos, pacientes diagnosticados com morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), também denominado derrame cerebral.
RECURSO
Falando em saúde, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) confirmou o reforço à saúde pública do município do Vale do Anari com a destinação de R$ 150 mil através de emenda parlamentar, cujo objetivo é a aquisição de motocicletas para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município. O recurso já está na conta da Prefeitura e vai beneficiar 12 servidores.
PEDIDO
O investimento é resultado da parceria entre a deputada e o vereador Toninho da Bateria (PSDC), que solicitou a emenda no segundo semestre de 2023. O investimento visa melhorar a qualidade do trabalho dos ACSs com mais agilidade e eficiência, alcançando mais famílias e comunidades.