Search
Close this search box.
Publicidade

Quais as vantagens de ter um carro diesel?

Conheça mais sobre os carros movidos a diesel. Saiba as vantagens de adquirir um modelo de veículo desses.
Publicidade

Quais as vantagens de ter um carro diesel?

Você sabia que a alta do combustível em 2021, quando somada, ultrapassa os 30%? Não é de hoje que vemos o preço do etanol e da gasolina subindo de forma gradativa. Esse aumento é um dos principais motivos que fazem as pessoas deixarem de ter automóveis, tendo em vista que além dos gastos com as despesas do carro, há também o valor utilizado para comprar o combustível.

Publicidade

Por conta dessa alta do combustível, além das pessoas que acabam desistindo de continuar a ter seus automóveis ou adquirir carros novos, há também aquelas que viram uma oportunidade tentadora de procurarem por carros movidos a diesel, tendo em vista que esse óleo derivado do petróleo é mais barato do que a gasolina comum.

Saiba quais são as vantagens de ter um carro diesel e se vale a pena investir nesse modelo.

Carros de passeio com motores a diesel são proibidos no Brasil

Você sabia que o Brasil é o único país que proíbe a comercialização de carros de passeio fabricados com motor a diesel? Desde 1976, o país é o único que segue firme com essa proibição. Por meio da edição da Portaria MIC 346, do Ministério da Indústria e Comércio, foi criada a lei que proíbe a comercialização desses veículos, por conta da poluição gerada pelo enxofre, presente no diesel da época.

No Brasil, até o momento, os únicos veículos movidos a diesel que podem ser comercializados são os caminhões, ônibus e picapes com capacidade de carga das caçambas superior a uma tonelada, como a Fiat Toro, Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger.

Existem, também, alguns modelos de carros que, por mais que não sejam picapes, são comercializados com motores a diesel, o que é o caso do Jeep Renegade Trailhawk. Esse modelo da montadora americana é vendido com um motor 2.0 Turbodiesel, fazendo com que seja uma das versões mais caras do Jeep Renegade.

Como funciona o motor?

Antes de conhecer as vantagens dos motores a diesel, é necessário saber qual a diferença entre eles e os movidos a gasolina. A principal diferença entre os dois motores é a combustão. Enquanto motores a gasolina precisam da compressão e da faísca (proporcionada pela vela) em conjunto para iniciar a combustão, os motores a diesel precisam apenas da compressão.

O fato de um motor a gasolina necessitar da faísca proporcionada pela vela para conseguir iniciar o processo de combustão é a principal diferença do funcionamento entre os motores. Por conta disso, nota-se que a taxa de compressão de um motor a diesel é muito maior do que a de um movido a gasolina.

Um outro modelo de carro movido a diesel vendido no Brasil também é da marca americana: o Jeep Compass. Entre as diferentes versões desse veículo, encontram-se três que possuem motores a diesel: Longitude Turbo Diesel, Limited Turbo Diesel e Trailhawk Turbo Diesel. Vale ressaltar que o valor de revenda do Jeep Compass na versão Longitude Turbo Diesel é o maior do Brasil!

Vantagens e desvantagens dos motores a diesel

Saiba que o preço do combustível não é a única vantagem do diesel quando comparado com a gasolina e o etanol. O consumo de um carro movido a diesel é menor que o de um movido a gasolina. Alguns modelos conseguem chegar à marca de 25 quilômetros por litro, algo que nunca é visto em veículos (de mesmo porte) movidos a gasolina.

Um motor a diesel é caracterizado, entre outras coisas, pela robustez. Isso faz com que esses motores sejam muito mais duráveis do que os movidos a gasolina. Porém, com certas vantagens, algumas vantagens acabam aparecendo. Se por um lado temos uma durabilidade maior em motores a diesel, do outro temos um preço maior visto na compra.

Por mais que os motores a diesel tenham surgido antes dos motores a gasolina, a tecnologia envolvida nos processos de desenvolvimento e fabricação desses motores é mais avançada. Por conta desse avanço tecnológico, a manutenção de motores a diesel acaba sendo mais cara. O preço do motor também costuma apresentar valores mais elevados.

Pode-se perceber que os carros movidos a diesel possuem as vantagens quanto ao preço do combustível e ao consumo, porém contam com a desvantagem de um preço mais elevado para a manutenção e para a compra do veículo em si. Se o seu desejo é adquirir um carro com motor a diesel por um preço mais acessível, procure por modelos seminovos.

Em uma concessionária Jeep, por exemplo, você encontra diferentes versões do Jeep Renegade e do Jeep Compass movidos a diesel, sendo eles novos ou seminovos. A vantagem dos seminovos se dá no preço do veículo, tendo em vista que sempre são menores que os de carros recém-saídos das montadoras.

Vale a pena ter um carro movido a diesel?

Se você pensa em comprar um carro com motor a diesel, é necessário considerar alguns fatores que vão além do preço investido no veículo e no dinheiro que será utilizado para a compra futura do combustível. Os veículos movidos a diesel são mais indicados para carros pesados e para condutores que percorrem distâncias maiores do que a média das outras pessoas.

Em uma cidade movimentada como a capital paulista, ter um carro a diesel pode ser uma opção pouco vantajosa para o motorista. O trânsito de São Paulo é conhecido por ser um dos mais movimentados do país. Então, adquirir um carro com motor a diesel para apenas circular pela capital paulista não é um bom investimento, tendo em vista que as distâncias percorridas serão bem pequenas.

Para aqueles que realizam muitas viagens entre a cidade e o interior, por exemplo, e precisam sempre transportar cargas pesadas, os veículos movidos a diesel se mostram como alternativas mais eficientes e favoráveis. Além de o consumo do combustível ser menor na estrada, esses tipos de automóveis costumam sempre apresentar a tração 4×4, muito vantajosa para os terrenos do campo.

Na hora de procurar por modelos de veículos movidos a diesel, considere todas as vantagens e desvantagens que podem surgir após a compra do automóvel. Procure por carros com motores a diesel que sejam fabricados por montadoras de qualidade, como o Jeep Renegade. Em tempos nos quais o preço do combustível só aumenta, ter um carro a diesel pode ser uma salvação.

 

Combate Clean Anúncie no JH Notícias