Notícias de Política

Aleks Palitot faz agenda com lideranças

Postado em 25/04/2018 às 11h40min


Aleks Palitot faz agenda com lideranças

Um sábado de muita atividade para o Professor Aleks Palitot que cumpriu extensa agenda durante o fim de semana. Dividindo seu tempo entre compromissos profissionais e políticos o vereador compareceu à três eventos.

O primeiro evento do sábado foi o lançamento da exposição Portal do Rio Madeira promovido pela Santo Antônio Energia, no Porto Velho Shopping. Concebido para ser a maior ferramenta on-line e gratuita de pesquisa sobre o principal rio de Porto Velho, o portal foi concebido com a colaboração de mais de 50 profissionais.

Foram 15 meses, da idealização à inauguração do projeto que contou com a colaboração de historiadores, turismólogos, biólogos, paleontólogos, arqueólogos, museólogos, desenhistas, designers, fotógrafos e jornalistas.

“A proposta é oportunizar não apenas à Rondônia, mas ao Brasil e ao mundo um pouco da cultura a partir do olhar sobre o nosso Rio Madeira, esse majestoso e importante rio, o maior afluente a margem direita do Rio Amazonas”, conta o curador do Portal, Professor Aleks Palitot.

“Gostei muito, uma das coisas que chamam a atenção são as imagens do Rio Madeira, dos quilombolas, indígenas e população ribeirinha. Elas nos levam para dentro daquele universo e ferramentas como estas podem auxiliar acadêmicos como eu a ter uma pesquisa mais aprofundada de assuntos relacionados a Rondônia de forma gratuita e de fontes confiáveis de educadores e historiadores que dominam o assunto”, afirma o acadêmico do primeiro ano de comunicação João Rodrigues.

O segundo compromisso do sábado foi no início da noite. Uma reunião agendada com lideranças comunitárias do Bairro Castanheira, Zona Sul de Porto Velho. Durante encontro promovido por intermédio de representações religiosas, o Professor Aleks Palitot apresentou o trabalho desenvolvido ao longo desses 16 meses como representante do povo na Câmara Municipal.

Além dos desafios enfrentados, Palitot ouviu ainda as principais demandas da comunidade, se comprometendo quanto vereador a auxiliar através de pedidos de providência, ressaltando que o papel do edil é cobrar e fiscalizar do Executivo Municipal a realização dos trabalhos.

Ao fim da noite, o Professor Aleks Palitot proferiu uma palestra no teatro Banzeiros sobre História do Brasil, com o tema Tiradentes e Inconfidência Mineira. Mais de 200 pessoas estavam presentes a palestra que para Palitot tem um significado ainda maior.

No início do ano de 2017, Palitot foi procurado por professores para intervir junto a prefeitura e evitar o fim do cursinho pré-Enem que era oferecido pela prefeitura à mais de 500 alunos de baixa renda em quatro polos na cidade.

Yasmim Araújo, 17 anos, estudante. Ela ficou sabendo do cursinho através da internet. “Sou aluna de escola pública e o ensino é deficitário em relação ao ensino particular”, conta. “O cursinho nos auxilia muito, é um complemento por ter uma dinâmica interessante e divertida abordando todo o conteúdo de uma forma não tão maçante e eu não pensava que teria aulas tão boas em um cursinho gratuito”, declara a estudante que pretende prestar vestibular para direito.

Eliane de Araújo, vendedora e mãe de Yasmim conta que sua filha no colégio não consegue aprender bem, mas nos aulões ela desenvolve bem os conteúdos repassados, ressaltando a importância do cursinho direcionado a esse público.

Fonte: Assessoria