Na sessão plenária da Câmara Federal desta última terça-feira (29) a bancada de Rondônia votou integralmente a favor no requerimento que solicitava a urgência para votação do Projeto de Lei 3780/2023.
De autoria do deputado paulista Kim Kataguiri (UNIÃO), esse projeto aumenta as penas para criminosos condenados pelos crimes de furto e assalto.
No texto do projeto, o crime de furto seria passível a pena de quatro à oito anos de prisão, já o crime de assalto a mão armada passaria para mínima de oito e máxima de vinte anos de cadeia.
“Conforme se observa, as atuais penas não são suficientes para coibir a ação criminosa, sem contar a progressão do regime de cumprimento da pena que, pela atual sistemática, colabora para que os criminosos fiquem menos tempo na cadeia. A certeza da impunidade faz o crime valer a pena”, justifica o deputado Kim Kataguiri.
Por fim o requerimento foi aprovado por 337 contra 103 votos. O projeto deverá ser incluído na pauta de votação para ir à sessão plenária nas próximas semanas.
A bancada de Rondônia é composta por Maurício Carvalho (UNIÃO), Cristiane Lopes (UNIÃO), Fernando Máximo (UNIÃO), Lebrão (UNIÃO), Silvia Cristina (PL), Coronel Chrisóstomo (PL), Thiago Flores (MDB) e Lúcio Mosquini (MDB).