CÂMARA FEDERAL – Bancada de RO vota “PL do Forró”

Projeto destina 80% dos recursos de São João para artistas do forró

A Câmara Federal aprovou em sessão plenária nesta última terça-feira (20) o Requerimento de Urgência para votação do PL 3083/2023 que regulamenta o repasse de recursos para festas do período das festividades de São João em todo o país.

Publicidade

De acordo com o projeto, que é de autoria do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), 80% dos recursos destinados para a contratação de artistas nesses eventos terão de ser repassados para cantores ligados ao forró e à cultura regional.

Publicidade

Batizado de Lei Luiz Gonzaga, mas chamado informalmente de PL do Forró, esse projeto conta com a militância de forrozeiros conhecidos, que foram até o Congresso fazer lobby pela sua aprovação.

Cantores como Santana, Alcymar Monteiro, Targino Gondim, além da banda Fulô de Mandacaru estão entre os forrozeiros que foram até a Câmara Federal acompanhados de deputados nordestinos interceder pelo projeto.

Banda Fulô do Mandacaru foi até o Congresso Nacional interceder pelo projeto

Com a aprovação do Requerimento de Urgência, o projeto poderá ser votado nas próximas semanas.

Entre os deputados rondonienses apenas Lúcio Mosquini (MDB) não votou, já Coronel Chrisóstomo (PL), Cristiane Lopes (UNIÃO), Lebrão (UNIÃO), Silvia Cristina (PL), Thiago Flores (MDB) votaram sim à urgência do projeto.

Os deputados Maurício Carvalho (UNIÃO) e Fernando Máximo (UNIÃO) votaram contrários ao requerimento de urgência.

Ao final o Requerimento foi aprovado por 278 favoráveis e 88 contrários, além de quatro abstenções.