A sessão desta segunda-feira (10) da Câmara de Vereadores de Porto Velho irá contar com a massiva presença de taxistas, motoristas de aplicativos, mototaxistas e cidadãos em geral para acompanhar a abertura da Comissão Parlamentar Inquérito – CPI que visa apurar a possível formação de cartel entre donos de postos de combustível.
Essa sessão vai definir a composição dos vereadores que serão membros da CPI. De acordo com o vereador Isaque, a escolha do relator deverá ser através de sorteio para garantir a imparcialidade do processo.
“É inconcebível que o cidadão tenha que pagar mais caro pela gasolina em Porto Velho do que nas cidades do interior do Estado. Aqui temos a distribuidora e as condições que podem garantir um preço justo, mas o que vemos é uma unificação dos preços em quase todos os postos da cidade”, afirmou Isaque Machado.
Com poder de inquisição, a CPI vai convocar donos de postos e distribuidoras, motoristas, representantes de associações, entre diversos depoentes que irão esclarecer as razões do alto preço do combustível, mesmo com a atual política de preços instituída pelo Governo Federal.
Ainda segundo o autor da CPI, o alto preço vem prejudicando de forma drástica motoristas de aplicativo, que estão vivendo apenas para comer e pagar gasolina, inclusive ficando sem condições até para pagar as parcelas do financiamento de seus carros.
“Precisamos legislar em defesa dos pequenos, do cidadão comum que vem sofrendo com os preços abusivos cobrados em Porto Velho. A expectativa é de que essa CPI baixe e mantenha o preço”, finalizou o vereador Isaque Machado.