Search
Close this search box.
Publicidade
EcoRondônia

Cláudia de Jesus destaca agricultura familiar e Sessão Itinerante na Fepaf em Ji-Paraná

Deputada ressalta a importância de políticas públicas para pequenos agricultores.
Publicidade

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) na última terça-feira (4), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) utilizou a tribuna para falar sobre realização da 4ª Feira Estadual da Produção da Agricultura Familiar de Rondônia (Fepaf), que ocorrerá entre 1 e 4 de agosto em Ji-Paraná. A feira é organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) com apoio do governo federal e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A deputada anunciou o pedido de transferência temporária da sede do Poder Legislativo para Ji-Paraná, para realização de uma Sessão Itinerante Extraordinária no dia 2 de agosto, às 09h. “Nosso foco hoje, como defensores do pequeno agricultor, é garantir a soberania alimentar, assegurar a produção e o alimento na mesa. Sabemos que essa alimentação vem da agricultura familiar. Os grandes agricultores têm mais opções de linhas de crédito rural, mas os pequenos dependem de mais políticas públicas dos governos”, afirmou.

Publicidade

Cláudia disse que o mandato parlamentar atua na defesa da agricultura familiar que ocupa 80% das propriedades rurais de Rondônia. E alertou sobre a crescente monocultura no estado, como a soja. “Na agricultura familiar, existem famílias que dependem da pequena propriedade, onde há uma variedade de produções e diversidade agrícola. Precisamos ter cuidado para não sufocar a agricultura familiar. Não sou contra a monocultura, mas me preocupa o pequeno agricultor não ter políticas públicas eficientes”, destacou.

Fepaf

A 4ª Fepaf busca, em sua essência, dar maior visibilidade e apoio aos grupos produtivos de mulheres rurais, fomentar o intercâmbio de experiências entre jovens rurais, resgatar saberes tradicionais e culturais, incentivar o consumo de produtos locais e promover a produção agroecológica. A feira vai mostrar a potencialidades, diversidade da agricultura familiar, além de proporcionar debates sobre os desafios para a sustentabilidade e o meio ambiente do estado.

Anúncie no JH Notícias