Search
Close this search box.
Publicidade

Deputado Eyder Brasil debate segurança do sistema prisional em Rondônia

Publicidade

Durante reunião da Comissão de Segurança Pública (CSP) na manhã da última terça-feira (30), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, foi discutida a segurança dos sistemas prisionais. Sob a presidência do deputado Anderson Pereira (Pros), e com as presenças dos deputados Eyder Brasil (PSL) e Jhony Paixão (PRB).

O comandante geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel Ronaldo Flores, a secretária de Justiça (Sejus), Etelvina Rocha e a presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Prisional (Singeperon), Daiane Gomes, participaram da reunião.

Publicidade

“No que se refere ao patrulhamento dos presídios na segurança externa, sabemos que a violência está em todo lugar, e ao sairmos, já estamos expostos a ela, mesmo com o patrulhamento nas ruas”, explicou o deputado Eyder Brasil.

O líder do governo na Casa, afirmou ainda entender que o efetivo da Policia Militar é baixo. “Aproveito para parabenizar pela iniciativa da operação Tiradentes Adsumus, realizada nos dias 24 e 25 de abril em todo o Brasil e em especial em Rondônia que colocou mais de 1.500 homens nas ruas e 400 viaturas, realizando um excelente trabalho. E nós deputados, como fiscais do poder Executivo, estamos aqui para somar junto as secretarias fazendo essa fiscalização, colocando cada um em seu devido lugar”, pontuou o parlamentar.

O comandante da PM explicou que a segurança externa não implica em estar na guarita vigiando para dentro do presídio. “A responsabilidade da Policia Militar é aquela que parte de fora para dentro do presídio. Tudo aquilo que está ocorrendo dentro, é de responsabilidade dos agentes penitenciários. No ano passado, embasados na Constituição Federal e na Constituição do Estado e com recomendações do Ministério Público, começamos tratativas com o secretário de segurança, para levar a Sejus qual é o seu papel e qual o papel constitucional da Polícia Militar”, concluiu o comandante.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias