Search
Close this search box.
Publicidade

Deputado Jesuíno visita Instituto Carmela Dutra e ouve pedidos de servidores

Publicidade

No início da noite desta segunda-feira (16), o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) esteve visitando o Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, localizado na Avenida Farquar, Bairro Arigolândia, região central de Porto Velho. Na oportunidade o parlamentar conversou com a direção, professores e ouviu anseios que poderão melhorar a qualidade de ensino na instituição.

Ex-aluno do Instituto Carmela Dutra, o deputado Jesuíno Boabaid fez questão de visitar o local e conhecer de perto como está a educação no lugar onde cresceu adquirindo conhecimento. Atualmente, a escola detém uma das maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado.

Publicidade

O Instituto Carmela Dutra possui 25 salas de aula, com mais de dois mil alunos nos três turnos, porém, 13 destas salas não possuem central de ar, sendo usados ares condicionados bastante antigos e que não conseguem refrigerar a sala o suficiente para dar conforto aos alunos, para que estes possam aprender com qualidade.

O deputado afirmou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) já autorizou a compra, por parte do governo, de 600 centrais de ar para distribuição nas escolas estaduais e que muito provavelmente o Carmela Dutra irá ser beneficiado com os aparelhos. Boabaid afirmou que, caso as centrais não cheguem ao Carmela Dutra, irá destinar emenda parlamentar para que seja realizada a compra das centrais necessárias, visando melhor climatização em todas as salas de aula.

Em conversa com o vice-diretor da instituição, Sandro Silveira, Boabaid foi informado sobre alguns problemas que vêm causando pequenos transtornos aos servidores e alunos. Com a reforma do Ginásio Cláudio Coutinho, vizinho ao Carmela Dutra, a área onde os pombos costumavam ficar foi fechada, sendo assim, as aves acabaram se abrigando no ginásio do Carmela Dutra. “Estamos sediando os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) e todos os dias precisamos limpar os dejetos dos pombos” relatou Sandro.

O professor afirmou que a instalação de telas de ferro nas áreas por onde os pombos passam iria impedir a entrada dos animais. Boabaid disse que irá solicitar junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a possibilidade do aumento do repasse do Programa de Apoio Financeiro (Proafi), para que supra esta necessidade da escola. Vale ressaltar que a proximidade entre humanos e pombos pode acarretar doenças ao homem, em especial se houver contato com as fezes secas da pomba doméstica (columba livia). Inalá-las com a poeira urbana pode trazer de uma simples alergia de pele à sérios problemas de respiração e, até mesmo, afetar o sistema nervoso central. Tudo isso de forma praticamente invisível.

A diretora Vera Lúcia comentou com o deputado Jesuíno sobre o auditório do local, que está precisando de alguns reparos. “O nosso auditório é excelente. Por várias vezes são realizadas palestras e sempre o local é utilizado tanto por nossa instituição, quanto por outros órgãos. A última reforma foi em no ano de 2012 e de lá para cá as cadeiras foram se deteriorando, sendo necessária a troca, visando mais conforto aos alunos e demais cidadãos que necessitarem utilizar o espaço” salientou a diretora.

Jesuíno Boabaid anunciou que irá destinar emenda parlamentar para a troca das 160 cadeiras do auditório, salientando ainda que está sempre disposto a colaborar com a educação no Estado de Rondônia e pediu para que seja elaborado projeto com as necessidades do Instituto Carmela Dutra, para que as devidas providências sejam tomadas e os anseios possam ser atendidos.

Fonte: Assessoria
Combate Clean Anúncie no JH Notícias