Search
Close this search box.
Publicidade

Deputados de Rondônia se unem para apoiar os pequenos agricultores

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
FRENTE
Os deputados de Rondônia aprovaram o Projeto de Resolução 17/2023, que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, no âmbito da Assembleia Legislativa. A votação aconteceu durante a sessão itinerante desta quinta-feira (25), em Ji-Paraná.
COLETIVO
Segundo o projeto, de autoria coletiva, a frente parlamentar tem objetivo de apoiar e contribuir com a organização, ampliação e fortalecimento da luta em defesa da agricultura familiar, tanto no âmbito institucional, quanto na sociedade civil.
SUPORTE
A frente parlamentar pretende ainda colaborar, com apoio técnico, financeiro e legislativo, para a modernização, evolução e aumento da produção no estado. O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e segue para a sanção do Poder Executivo.
EXCEPCIONALIDADE
As sessões ordinárias acontecem às terças-feiras, às 15h, e às quartas-feiras, às 9h. Excepcionalmente, nesta quinta-feira, a Assembleia foi transferida para Ji-Paraná, onde acontece a Rondônia Rural Show.
COMITIVA
O governador Marcos Rocha recepcionou na quinta-feira (25), a comitiva governamental do Acre, liderada pelo governador Gladson Cameli, que esteve em Ji-Paraná, para prestigiar a edição 2023 da Rondônia Rural Show Internacional.
PARCERIA
O governador acreano trouxe técnicos e representantes do Governo para uma nova fase do network que o Estado mantém com Rondônia. O Acre tem enviado técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, para conhecer de perto o trabalho que o Governo de Rondônia realiza ao desenvolvimento do setor produtivo.
CAFÉ
Um dos primeiros resultados dessa parceria, por exemplo, é a primeira edição do concurso de cafeicultura que o Acre vai realizar no dia 15 de setembro. O evento tem genética rondoniense e todas as digitais do Estado, tendo em vista que, os acreanos se basearam no Concafé para a realização do concurso.
TECNOLOGIA
O Secretário de Agricultura do Acre, José Luiz Tchê, relatou que na RRS Internacional, os acreanos têm interesse maior na vitrine tecnológica. De acordo com seu entendimento, esse tipo de ação, além de facilitar a compreensão na transferência de conhecimento, também garante a promoção de novas culturas para o Estado.
CAIXA GORDO
O Governador Marcos Rocha confirmou no início da manhã desta quinta-feira, 25, que o volume de negócios fechados na edição 2023 da Rondônia Rural Show Internacional já se aproxima dos R$ 2 bilhões em três dias de evento.
PÚBLICO
Ainda de acordo com o Governador, a organização do evento informou que mais de 109 mil pessoas já passaram pelo parque durante a edição, que segue até o dia 27 de maio. A feira é aberta ao público e funciona das 8h às 18h.
BEM REPRESENTADA
Um dos setores com mais rápido crescimento em Porto Velho, a agroindústria segue representando a capital na 10ª Rondônia Rural Show. Os visitantes estão tendo a oportunidade de degustar e adquirir a carne de jacaré produzida pela Cooperativa da Resex do Lago Cuniã e que possui o Selo de Inspeção Municipal (SIM) emitido pela Prefeitura.
DESTAQUE
No pavilhão, a iguaria tem chamado a atenção dos visitantes que passam pelo local. “A recepção do público tem sido muito positiva. É uma carne socioambiental ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas que conquista rapidamente a todos pelo sabor único e o alto valor nutricional do produto”, explica Helmar Alves Lopes, gestor de projetos da cooperativa.
EQUILÍBRIO
A agroindústria da Resex atua no abate e na comercialização da carne para controle populacional dos jacarés na região e é uma importante fonte de renda aos moradores que vivem dentro da reserva. Trata-se do único manejo socioambiental produtivo do país.
ANO PASSADO
Em 2022, a Prefeitura auxiliou a comunidade com as documentações necessárias para a retomada da produção que estava paralisada há mais de cinco anos, além de garantir a segurança alimentar do produto por meio do Selo de Inspeção Municipal.
SOCIAL
Falando em Prefeitura, o Sistema Nacional de Empregos (Sine), do município de Porto Velho, realizará atendimento itinerante no bairro Cidade Nova, na zona Sul da capital.
SOCIAL 2
Os serviços serão ofertados das 8h às 13h, na Escola Manoel Aparício Nunes de Almeida, localizada à rua Elias de Souza, 3757. Trata-se da ação social “Amigos Solidários”, com a emissão de documento de identidade (RG), cadastro de emprego, orientação sobre carteira de trabalho digital e outros serviços.
Publicidade

CONTRA O TEMPO

A britânica Laura Nuttall morreu na última segunda-feira (22/5) aos 23 anos. Ela foi diagnosticada com um câncer cerebral em 2018.
CONTRA O TEMPO 2
A previsão inicial era de que ela não viveria mais que 12 meses depois da descoberta, por isso ela criou uma lista de desejos para realizar antes de morrer. Os 20 itens da lista, alguns bastante ambiciosos, como dirigir um tanque de guerra, foram cumpridos.
ESPECIAL
O anuncio da morte de Laura foi feito por sua mãe, Nicola, no Twitter. “Ela foi forte e firme até o final. Foi uma verdadeira honra da minha vida poder ter sido a mãe dela”, disse.
DOENÇA
Laura tinha um glioblastoma multiforme, uma forma muito agressiva de câncer cerebral. Ele rapidamente evolui comprometendo a consciência de quem é acometido pela doença. Esse tipo de tumor tem uma grande capacidade de se infiltrar e crescer ao longo do tecido cerebral, e causa sintomas como dor de cabeça, vômitos ou convulsões.
Veja a lista de desejos de Laura:
Ir pescar com os comediantes britânicos Paul Whitehouse e Bob Mortimer (ela pegou um peixe e eles não);
Graduar-se em Política, Filosofia e Economia pela Universidade de Manchester;
Conhecer Michelle Obama;
Conversar com Malala Yousafzai (feito por vídeo-chamada durante a pandemia);
Dirigir veículos inusitados. Ela pilotou um monster truck (carro com rodas gigantes), um ônibus, um guindaste de 650 toneladas, um trator, uma escavadeira e um tanque de guerra (o último quando já tinha tido a carteira de motorista revogada por conta dos comprometimentos do tumor);
Pilotar um trem do metrô de Londres;
Almoçar com o comediante de stand-up Peter Kay e dançar no palco com ele para um público de 10 mil pessoas;
Ter uma música em sua homenagem gravada por Johnny Marr;
Pular de paraquedas;
Apresentar a previsão do tempo em um jornal da BBC (que ela considerou um dos mais desafiadores de sua lista);
Comandar um navio de guerra da Marinha Real Britânica;
Participar de um treinamento de combate a manifestações de rua com a polícia britânica;
Viajar para os Estados Unidos;
Fazer um safari na África do Sul;
Assistir à final da Eurocopa Feminina de futebol em Wembley;
Navegar pela costa oeste da Escócia;
Visitar a fábrica de doces da Uncle Joes’s Mint Balls e também a fábrica da Heinz;
Visitar a Casa da Moeda Real;
Tomar chá no hotel Ritz;
Correr uma maratona.
Combate Clean Anúncie no JH Notícias