Governo age rápido para se antecipar aos problemas que deverão ser causados pela seca que se aproxima

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

Divulgação/CNT

Publicidade

DRAGAGEM

Publicidade

O governo federal autorizou a ordem de serviço para a esperada dragagem do Rio Madeira, entre os estados de Rondônia e Amazonas.

ANÚNCIO

O ministro de portos e aeroportos, Sílvio Costa Filho, anunciou que em 2023 o governo investiu R$ 150 milhões em medidas emergenciais para mitigar impactos na estiagem: agora serão R$ 500 milhões. Esses recursos atenderão a quatro trechos dos rios Amazonas e Solimões.

Divulgação

AÇÃO

Conforme a direção da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia, é preciso criar alternativas para diminuir o impacto ambiental. O Rio Madeira é o maior afluente da margem direita do Rio Amazonas.

MOBILIDADE

Segundo o senador Confúcio Moura, a dragagem é essencial para facilitar as exportações. Ano passado, pelo menos 15 milhões de toneladas de grãos (soja e milho principalmente), óleos, farináceos e outros produtos cruzaram pelas águas do Madeira.

Wesley Pontes/SMC

ÂNIMO

A contratação dos serviços animou os setores industrial e agroexportador em Rondônia. A ordem de serviço assinada pelo ministro Costa Filho e pelo diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Erick Moura, garante “o início imediato dos trabalhos”.

ANO TODO

Segundo observou Confúcio, mesmo com a seca iminente nos próximos três meses, a dragagem possibilita a trafegabilidade no ano inteiro, evitando assim a descontinuidade ao escoamento da produção.

VACINAÇÃO

Acadêmicos e docentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) atenderam 41 animais, cães e gatos, em uma campanha de vacinação antirrábica e vermifugação realizada no campus da UNIR em Rolim de Moura, no dia 22 de junho.

Divulgação

MAIS CARENTES

A campanha teve como objetivo realizar o atendimento preventivo dos animais de tutores de baixa renda do município.

CHECK-UP

Além da vacinação e vermifugação, os animais atendidos também realizaram exames coproparasitológicos, para levantamento epidemiológico de parasitas gastrointestinais, e exame de punção de sangue de ponta de orelha, para investigação de hemoparasitoses.

CONHECIMENTO

Segundo o professor Ivan Santos, a iniciativa visa alcançar os três pilares das instituições de ensino superior públicas, que inclui a extensão, a pesquisa e o ensino, onde os discentes podem aplicar na prática o que aprenderam no ensino teórico.

AMPLITUDE

O professor enfatiza ainda a importância da interdisciplinaridade no evento, já que estiveram presentes docentes de diferentes áreas, como cirurgia de pequenos animais, patologia clínica, parasitologia e reprodução.

RECOMENDAÇÃO

O Ministério Público de Rondônia  quer que o Município de Porto Velho cumpra a Lei nº 14.851/24, que obriga a realização de um levantamento e divulgação de demandas por vagas na educação infantil.

JÁ VALENDO

Recentemente aprovada, a norma federal é um instrumento de planejamento e gestão de recursos educacionais para esse público.

FAIXA

A orientação do MP instruiu que o Município adote medidas para criação de mecanismos de levantamento e de divulgação de demanda por vagas no atendimento à educação infantil, de crianças de 0 a 5 anos de idade, da rede pública de ensino municipal.

AMPLIAÇÃO

O MP orientou, ainda, que seja feito estudo de ampliação da rede de atendimento à educação infantil, com aumento ou construção de novas salas de aula, a partir de projeções de crescimento populacional.

CONCURSO

Também foi sugerida a realização de concurso público para a contratação de professores e demais servidores. A recomendação considera as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB.

TEOR

É dever  do Estado para com a educação pública efetivar mediante a garantia da educação básica obrigatória e gratuita dos 0 aos 17 anos, organizada na forma de pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

INTERNADO

O prefeito do município de Corumbiara, Leandro Teixeira Vieira, conhecido como “Leandro da Saúde”, de 40 anos, foi transferido para um hospital na cidade de Curitiba, no Paraná.

CORAÇÃO

Segundo a assessoria do prefeito, ele estava em tratamento cardíaco na cidade. Após exames, foi constatada alteração nos batimentos cardíacos e Leandro foi informado da necessidade de cirurgia.

OPERAÇÃO

Na quinta-feira, ele foi operado. A cirurgia ocorreu dentro da normalidade e ontem o prefeito foi mantido em observação na Unidade de Terapia Intensiva.

BOLETIM

Até o fechamento desta edição, a família ainda não tinha divulgado nenhum boletim médico sobre o estado de saúde do prefeito Leandro da Saúde. A previsão era de que nesta sexta-feira, ele já seria encaminhado para o quarto.

REGISTRO

Em nome da REMA TV, eu e o empresário Chico Holanda  fizemos uma  visita de boas-vindas ao novo diretor do Detran, Sandro Rocha. O novo gestor da autarquia, garantiu um trabalho de modernização para deixar o Departamento com serviço de excelência à população.