Publicidade

Governo dá um passo importante para solidificar o pescado de Rondônia no mercado internacional

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

Divulgação/SECOM

Publicidade

COMPROMISSO

Publicidade

O governador Marcos Rocha  esteve em Brasília,  onde firmou uma importante  parceria junto ao Ministério da Pesca para expandir  as exportações do  pescado amazônico para o Reino Unido e União Europeia.

PARCEIROS

Foram definidas ações conjuntas entre o governo do estado, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a finalidade buscar  as melhores formas de investimento governamental.

RECURSOS

A área técnica do Governo enumerou iniciativas que podem receber diversos tipos de investimentos, e que podem trazer, ainda mais, benefícios, se houver uma análise em conjunto com os produtores de Rondônia.

Divulgação

NOVA REUNIÃO

O ministro da Pesca, André Carlos Filho, confirmou que encaminhará técnicos do Ministério ao estado, em data marcada pelo governador, para encontro junto ao setor produtivo.

QUALIDADE E SABOR

Para Marcos Rocha, Rondônia possui condições ideais para que o Tambaqui rondoniense se torne um símbolo nacional frente à qualidade e ao sabor do produto.

SUCESSO

Rocha disse que o potencial do Tambaqui no mercado internacional é enorme, e a participação em eventos como a Seafood Expo North America, em Boston, e a Seafood Expo Global, em Barcelona, mostraram a força do peixe de Rondônia no cenário mundial.

HÁ 2 ANOS

Em 2022, Rondônia produziu 65,5 mil toneladas de Tambaqui, consolidando  posição como um dos maiores produtores nacionais.

Divulgação

CRIAÇÃO

O estado utiliza viveiros semi-intensivos para a criação do peixe, o que aumenta a qualidade da proteína. A piscicultura rondoniense além da participação no Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia e o Seafood Expo North America, já fechou  parcerias com países do Oriente Médio.

APROVADO

O governador Marcos Rocha sancionou lei, de autoria do deputado estadual Cássio Gois (PSD), que cria o “Dia Estadual da Mulher do Agronegócio” no calendário oficial de Rondônia. A data será comemorada anualmente no dia 22 de junho.

Divulgação/Phynart Studio

FORTALECIMENTO

De acordo com o deputado Cássio Gois, esta nova legislação possibilita ao Poder Executivo estadual a realização de parcerias e a promoção de atividades que destaquem a importância das mulheres no agronegócio, além de fomentar o desenvolvimento do setor em todo o estado.

ESTATÍSTICA

Levantamentos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção de agronegócio – o que representa aproximadamente 8,5% da área ocupada por sítios e fazendas no país.

QUASE UM MILHÃO

De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, lançado em 2017, foi identificado que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país.

DETRAN

Toma posse hoje no comando do DETRAN de Rondônia, o administrador de empresas e pós-graduado em administração e gestão pública, Sandro Rocha. A escolha foi uma decisão pessoal do governador Marcos Rocha.

Divulgação

DETRAN 2

Sandro ficou por mais de dois anos à frente do Grupo Rovema, atuando como diretor de estratégias e depois diretor-executivo da Uzzupay Soluções, o braço financeiro da Rovema.

DETRAN 3

Em ambos os cargos, Sandro conseguiu implementar um choque de gestão, que possibilitou ao grupo alavancar seus negócios. A implementação do Bionio, um sistema integrado de gestão de frotas, tem sido um dos carros chefe da Rovema em produto de eficiência administrativa.

DETRAN 4

Conhecido pelo poder de agregar e incentivar colaboradores, o novo diretor pretende colocar o Detran de Rondônia em um patamar nacional de eficiência, igual aos departamentos de trânsito de Curitiba, Belo Horizonte e Recife, que são destaques em atendimento e otimização de trabalho.

OFICINA

Ainda este mês, Vilhena (RO) irá realizar o projeto “Narrativas Amazônicas: Oficina de Escrita Criativa”, que será coordenada pelo comunicador social vilhenense Pietro Paulo Di Amurin e ministrada na escola pública estadual Shirlei Ceruti.

Arte: Divulgação

FOCO

O projeto, que beneficiará mais de 35 alunos, foi contemplado no Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, promovido pelo Ministério da Cultura.

DINÂMICA

A oficina contará com diversas atividades, incluindo técnicas de escrita, exercícios de criatividade, rodas de conversa e exposição de trabalhos. Além disso, todos os alunos participantes receberão certificados de participação nas atividades.

PL DO ABORTO

O assunto virou uma tremenda lacração, onde as principais interessadas, as mulheres, sequer estão sendo ouvidas. A meu ver, uma turma de lacradores hipócritas grita e esperneia, enquanto, na verdade, as maiores vítimas, são ignoradas.

Reprodução/Instagram

PL DO ABORTO 2

Não é primeira vez que um projeto de lei que atenta contra os direitos reprodutivos das mulheres vira discurso para falsos moralistas. O PL deverá cair por pressão social, como já aconteceu antes.

PL DO ABORTO 3

No final de 2015, o projeto de lei 5069/2013 saiu da pauta do Congresso diante das manifestações contrárias.  A proposta do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha,  e de outros 12 deputados dificultava o aborto legal ao prever a criminalização de quem induzisse ou auxiliasse uma gestante vítima de estupro a abortar.

PL DO ABORTO 4

O texto tornava crime induzir ou auxiliar uma gestante a abortar. Amanhã vou contextualizar esse tema, que teve apoio irrestrito de gente da Bancada Federal de Rondônia, inclusive mulheres.