Publicidade

Investimentos e ações pontuais da Prefeitura amenizam dificuldades crônicas na saúde da capital

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

SUCESSÃO

Publicidade

Não há absolutamente nada 100% garantido de que um gestor municipal bem sucedido consiga eleger com facilidade seu sucessor. Toda vez que escolhe um prefeito, a população espera dele uma boa administração.

TRABALHO

Isso é uma regra básica, trabalhar com dedicação pelo município. Infelizmente em nosso país, Prefeito que não mete a mão no dinheiro do povo já é considerado de “bom tamanho”, o que acaba fazendo com que boas ações, às vezes, passem despercebidas.

Publicidade

PORTO VELHO

Em nossa cidade, Hildon Chaves tem aprovação popular. É inegável o excelente trabalho de pavimentação na cidade, a aposentadoria de sucatas que eram usadas no transporte  escolar, o bom transporte público, entre outras ações.

PORTO VELHO 2

Na saúde, foram feitos bons investimentos, mas isso ainda é pouco. O próprio Hildon concorda, argumentando que o problema de infraestrutura e  atendimento nos postos de saúde é crônico, coisa que leva tempo para ser resolvida.

PORTO VELHO 3

Mas melhorou bastante, diz ele. Destacando investimentos pontuais em infraestrutura das unidades de saúde e contratação de mais profissionais para atender uma demanda que só aumenta a cada dia.

RESUMO

Essa contextualização de hoje sobre as ações de Hildon Chaves à frente da Prefeitura de Porto Velho, vem ao encontro de dois temas que a coluna irá abordar relacionados ao tema saúde. Ações pontuais, mas que fazem muita diferença para quem precisa.

DISTRITO

A 200 km de nossa capital foi inaugurada a  quinta unidade da Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita, conhecida como Salta-Z.

DISTRITO 2

A  comunidade beneficiada foi a de  Vila da Penha, pertencente ao distrito de Abunã. A iniciativa resolve uma dificuldade antiga de populações que vivem em comunidades mais remotas, como o fornecimento de água potável para consumo, por exemplo.

DIFICULDADE

Desenvolvida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Salta-Z é uma iniciativa eficaz e acessível para garantir o acesso à água de qualidade, especialmente em regiões onde as condições naturais dificultam a distribuição convencional.

FEDERAL

Toda a tecnologia é fornecida pela Funasa, enquanto a escolha das comunidades compete ao município, que emprega esforços e apoio de várias secretarias para colocar o sistema em funcionamento.

DINÂMICA

Por meio de processos de tratamento adequados, o sistema é capaz de remover impurezas e micro-organismos presentes na água, tornando-a segura para o consumo humano, dentro dos padrões de potabilidade preconizados pela legislação vigente.

DINÂMICA 2

O sistema funciona através da captação da água do rio, filtração e desinfecção no dosador de cloro, e conta com um reservatório de 5 mil litros.

TREINAMENTO

Duas pessoas da comunidade foram treinadas para verificar a qualidade da água todos os dias e fazer a manutenção e reposição do cloro.

POPULAÇÃO

Mais de 800 moradores serão beneficiados com a Salta-Z na Vila da Penha, sendo 247 alunos favorecidos diretamente, pois o sistema foi instalado no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Santa Júlia.

OUTRAS COMUNIDADES

Em Porto Velho, a Prefeitura trabalha na instalação de SALTA-Z desde 2020. Receberam o sistema até o momento: Agrovila de Caldeirita, Agrovila Rio Verde, Comunidade Brasileira, Vila Nova Aliança e Vila da Penha.

POSTO

Ainda sobre saúde, a Prefeitura de Porto Velho reinaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Salete Miotto Lorenzetti, no distrito de Vista Alegre do Abunã.

REFORMA

Com 486,46 metros quadrados de área construída, a unidade foi totalmente reedificada e também ampliada. Agora, conta com quatro consultórios médicos e um odontológico, banheiros acessíveis, salas de enfermaria, vacina, observação, triagem, laboratório, além de uma sala de procedimentos, para estabilização dos casos de urgência e emergência, inclusive à noite e finais de semana.

DOIS MILHÕES

Para a reconstrução e ampliação da unidade de saúde, a Prefeitura de Porto Velho investiu quase R$ 1,9 milhão em recursos próprios.

EMENDA

No aparelhamento dos espaços, como mobiliário, computador, ar-condicionado, entre outros, foram empregados mais de R$ 254 mil, parte desse recurso foi destinado por emenda parlamentar federal.

EQUIPE

Para atender as necessidades da população, a USF conta com 22 profissionais de saúde. São duas equipes de estratégia de saúde da família, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e agentes comunitários de saúde.

CONSULTAS

Em 2023, a unidade de saúde realizou quase 7 mil atendimentos aos residentes do distrito e adjacências, inclusive do Amazonas, por ser próximo da fronteira entre os estados.

LABORATÓRIO

O projeto da Fundação “Lar de Eurípedes” de instalar um Laboratório de Informática Comunitário no bairro Ronaldo Aragão acaba de se tornar realidade. A Santo Antônio Energia (SAE), doou todos os equipamentos necessários e as três primeiras turmas do curso profissionalizante de Informática gratuito para jovens e adultos da comunidade já estão em aula.

“ESTAÇÕES”

As 13 estações de trabalho profissionais, compostas por computador desktop já instalado sistema operacional Windows 7, monitor Led de 23 polegadas, mouse óptico USB e teclado já estão instaladas e funcionando.

SONHO

“Há mais de três anos sonhávamos com esse projeto. E com o apoio da Santo Antônio Energia conseguimos o mais difícil, os equipamentos, e nosso sonho se tornou realidade”, comemora Dulcineia Capelasso, presidente da Fundação Espírita Eurípedes Barsanulfo – FUNEEB (“Lar de Eurípedes”) que desde 1989 realiza ações filantrópicas para moradores em situação de vulnerabilidade social do bairro Ronaldo Aragão.

ENTIDADE

A Fundação Lar Eurípedes atua há 30 anos na comunidade e é auditada pelo Ministério Público de Rondônia. O trabalho realizado pelos cerca de 40 sócios mantenedores atende aproximadamente 250 famílias com doação de cestas básicas, encontros semanais de acolhimento terapêutico e atendimento em saúde básica, atividades pedagógicas, aulas de dança e reforço escolar.