Search
Close this search box.
Publicidade

Joelna Holder visita Hospital e Pronto Socorro João Paulo II em Porto Velho

Vereadora buscou entender como o município pode contribuir para melhorar a saúde pública e quais estratégias serão usadas durante o Carnaval.
Publicidade

A vereadora Joelna Holder (MDB) visitou o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II em Porto Velho, na quarta-feira (31), para entender melhor o funcionamento da unidade e saber qual a estratégia será montada para receber pacientes durante o período de carnaval, dias em que o número de atendimentos aumenta significativamente, conforme o diretor administrativo Pedro Paulo Pantoja.

“Minha preocupação como verreadora é saber o que está sendo programado no município e no estado para o período do Carnaval. Como será o recebimento dessas urgências, já que o sistema está saturado”, disse a parlamentar.

Publicidade

Durante a visita, Joelna foi recebida e conversou com o diretor geral Carlos Eduardo Rocha Araújo, além do diretor administrativo, que mostrou à parlamentar a realidade da unidade de saúde que atende quase 45 mil pessoas por ano.

O hospital é responsável por atender pessoas com problemas de média e alta complexidade, com a variação dos atendimentos, os dados do setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) indicam que a maioria são de baixa complexidade, que poderiam ser atendidos pelo município.

“Problemas considerados pequenos, menos graves, na verdade deveriam ser resolvidos pelo município, através das Upas e policlínicas. Se lá tivesse um pequeno centro cirúrgico ou um ortopedista de plantão, pois a maioria das cirurgias de baixa complexidade que fazemos é na área de traumas, diminuiria e muito o fluxo aqui do hospital, e os pacientes mais graves teriam atenção redobrada”, explicou um dos diretores.

Cerca de 75% dos atendimentos são de pessoas de Porto Velho, e a grande maioria necessitam de atendimentos na área de ortopedia, principalmente lesões provocadas por acidentes. Conforme a direção, desses pacientes, mais da metade poderiam ser atendidos pelo município, diminuindo o fluxo de entrada e saída do Hospital João Paulo.

“O Estado está de parabéns porque o João Paulo é um hospital que tem ótimos especialistas que realizam um trabalho de excelência. É uma referência nos procedimentos realizados. Mas nós, do município, devemos fazer nossa parte. Não apenas melhorando a área da saúde, mas fazendo campanhas de conscientização para não ingerir bebida alcoólica e dirigir, mais educação e conscientização no trânsito, fiscalização efetiva nos principais pontos de acidentes e outras coisas. Vamos criar iniciativas para que melhore a situação atual da saúde pública em Porto Velho”, declarou.

Após conhecer e verificar todas as alas, a vereadora soube da estratégia que está sendo adotada pela administração em distribuir leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em outros prédios. Setenta estão a disopsição da unidade no Hospital Santa Marcelina, por exemplo, não deixando o cidadão sem atendimento.

Sobre a visita, o diretor administrativo deu sugestões de como a vereadora pode ajudar a população e os trabalhadores do pronto socorro, melhorando a realidade. “É muito importante a visita de parlamentares como a vereadora porque antes, ela tinha a visão de quem apenas usa o serviço, e agora ela pode conhecer melhor e saber de que forma pode ajudar a melhorar a situação como vereadora”, expõe Pedro Paulo.

“A saúde está realmente debilitada e não é só aqui. Precisamos de medidas urgentes. A gente sente realmente que a saúde do município está realmente precisando de uma intervenção urgente e radical. Não dá pra continuar assim e por isso eu fiz esta averiguação in loco, por conta da preocupação pro período de carnaval e depois deste dias também. Precisamos investir mais na saúde”, conclui Joelna.

Fonte: Assessoria
Combate Clean Anúncie no JH Notícias