Search
Close this search box.

Projeto focado em crianças ensina sobre sustentabilidade e preservação fora da sala de aula

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

Divulgação

DESDE PEQUENO

Publicidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) tem focado nas crianças para a construção de um futuro sustentável e consciente.

PASSOU DE 6 MIL

O trabalho ocorre com projetos e atitudes voltadas para a preservação ecológica. Só no ano passado, mais de 6.500 alunos da rede municipal e estadual de ensino foram impactados com as ações realizadas.

Divulgação

CONJUNTO

Os programas são atrelados a atividades que incentivam e despertam a formação de caráter, em que crianças e adolescentes atuam como agentes multiplicadores.

SIGNIFICADO

Assim, os pequenos conhecem a importância da preservação do meio ambiente por meio de palestras, cartilhas com orientações, rodas de conversa e atividades lúdicas, como jogos e gincanas.

DESTAQUE

O principal em execução é o “Mãos Que Protegem”, voltado aos alunos do ensino fundamental da rede municipal.

HÁ 3 ANOS

O projeto nasceu em 2021 e atualmente trabalha especialmente com estudantes até o sexto ano, idade inicial em que a formação dos estudantes está sendo moldada.

DINÂMICA

Nas segundas, os orientadores vão às escolas e fazem roda de conversa e dinâmica de quiz, onde acontece o nosso primeiro contato com os alunos.

Felipe Ribeiro

DINÂMICA 2

Na quarta-feira, esses alunos vão para a atividade externa, que é realizada em alguns dos parques de Porto Velho. Com as atividades externas, geralmente acontecem oficinas.

DINÂMICA 3

Tem oficinas de plantio, como fazer a compostagem, como fazer uma horta caseira, tudo de acordo com a dinâmica infantil e o vocabulário de criança.

ANUAL

Ao longo do ano, quatro blocos de assuntos são abordados e ensinados: água, meio ambiente, queimadas e reflorestamento.

Divulgação

APOIO

Para auxiliar os servidores da Sema, uma parceria foi firmada com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), e uma engenheira agrônoma auxilia a equipe e ensina os alunos as técnicas do preparo do solo e do planejamento agrícola.

TEM MAIS

O projeto também conta com um tradicional concurso de desenho, que movimenta os alunos do 5º ano do ensino fundamental na capital e nos distritos.

Divulgação

SUCESSO

Ano passado, cerca de 1.600 alunos participaram, e houve premiações com tablets aos três primeiros colocados e jogos educativos para o restante dos classificados. Este ano, o concurso será em setembro, e o tema é “alterações climáticas”.

GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE

Para alcançar o público adolescente, a Sema criou o projeto “Guardiões do Meio Ambiente”, que atende estudantes da rede estadual de ensino médio.

HÁ UM ANO

O programa foi lançado no ano passado, e dez escolas são acompanhadas durante o ano com ações que envolvem palestras, jogos, campeonatos e dinâmicas que incentivam a competição entre os alunos.

FÓRUM

Até o dia 30 de junho, mais de mil municípios estarão desenvolvendo o Fórum Comunitário, etapa final do Selo UNICEF edição 2021-2024.

AMAZÔNIA

Até o momento, pelo menos 400 municípios de 18 estados (do Semiárido e Amazônia) já reuniram mais de 70 mil pessoas, nesta etapa obrigatória que é parte de uma série de políticas e ações que estão sendo desenvolvidas desde o início da atual edição, em 2021, numa agenda liderada por adolescentes, prefeitura e CMDCA.

MUNDIAL

A atividade faz parte do Selo UNICEF, que visa fortalecer as políticas municipais de promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

MAIS OUTRO

O Ministério da Cidadania realiza nesta sexta-feira (21), em Porto Velho, o evento Fundo Nacional da Assistência Social pelo Brasil – FNAS pelo Brasil.

FOCO

A iniciativa é destinada a gestores municipais do Sistema Único de Assistência Social – Suas, técnicos e contadores dos Fundos Municipais de Assistência Social – FMAS.  O projeto do MDS, visa fortalecer e aprimorar a Política Nacional de Assistência Social – PNAS no País, e acontece das 8h às 17h, no L’Acordes Hotel.

FESTA

A 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, um dos eventos mais tradicionais e aguardados de Rondônia, tem início nesta sexta-feira, 21, a partir das 20h, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.

Divulgação

ATRAÇÕES

O maior arraial da região Norte, garante momentos de celebração da tradição folclórica, reunindo música, dança, gastronomia e muito mais com a expectativa de contar com a presença de milhares de visitantes entre os dias 21 e 30 de junho.

ATRAÇÕES 2

Durante todos os dias de festa folclórica, o público poderá desfrutar de apresentações de quadrilhas juninas, bois-bumbás, shows de artistas locais e nacionais, além de saborear a deliciosa culinária típica como mungunzá, vatapá, tacacá e, é claro, os famosos bolos de milho e macaxeira, entre outros pratos presentes nesta época do ano.

CULTURA

O governador Marcos Rocha destaca que o evento é relevante para o estado, pois preserva as raízes culturais e impulsiona o turismo e a economia local.

Divulgação

PROGRAMAÇÃO

Neste ano, o Arraial Flor do Maracujá terá a apresentação de 30 agremiações folclóricas no grupo especial e 5 no acesso, entre quadrilhas juninas e bois-bumbás, além de estrutura ampliada, com mais espaço nas arquibancadas para melhor acomodar o público presente.

Anúncie no JH Notícias