Search
Close this search box.
Publicidade

Ações marcam a abertura da programação do Novembro Azul em Porto Velho

Campanha reforça a importância de cuidar da saúde masculina diariamente
Publicidade

Serviços de prevenção e promoção à saúde do homem foram destaques durante a abertura oficial da campanha Novembro Azul, mês em que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) intensifica a conscientização para a importância do autocuidado masculino de forma diária.

O evento, coordenado pelo Núcleo de Saúde do Homem, teve o objetivo de alertar e estimular a prevenção de doenças e cuidados com a saúde integral do público masculino. Durante a programação foram realizadas uma série de atividades voltadas à saúde e bem-estar dos mais de 50 servidores presentes.

Publicidade

Para abrir as programações alusivas ao Novembro Azul, a Semusa promoveu uma série de serviços como: atualização do esquema vacinal, aferição de glicemia e pressão arterial, verificação de peso e altura, testes rápidos para Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST), orientações sobre alimentação saudável, dinâmicas com atividades físicas, além de cortes de cabelo, café da manhã e sorteio de brindes.

Para a secretária adjunta, os cuidados devem fazer parte da rotinaPara a secretária adjunta, os cuidados devem fazer parte da rotina

 

Para a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, o Novembro Azul reforça e incentiva a busca pela qualidade de vida do homem como rotina. “Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção e não somente com o tratamento da doença. É muito importante sensibilizar para os cuidados da saúde integral do homem, principalmente as infecções sexualmente transmissíveis e o planejamento familiar. Informar esse homem sobre a saúde reprodutiva e conscientizá-los sobre o papel e responsabilidade que eles têm, são essenciais para uma população mais segura e saudável”, destaca a secretária-adjunta.

Segundo a subgerente do Núcleo de Saúde do Homem da Semusa, Cleide Silva Davy, é de suma importância reforçar a prevenção não só do câncer de próstata, mas de todas as doenças e mortes evitáveis.

“Eles precisam se atentar para o fato de que o homem não morre só de câncer de próstata e buscar pelos serviços diariamente. Hoje, em especial, elaboramos diversas estratégias voltadas à saúde e bem-estar do homem, mas esses cuidados podem e devem ser realizados de novembro a novembro”, afirma a subgerente.

Cerca de 50 servidores participaram do eventoCerca de 50 servidores participaram do evento

 

Raimundo Vieira da Cunha, de 57 anos, atua como motorista da Semusa. Ele conta que ações como esta reforçam a importância da prevenção e destaca o fato de que nunca é tarde para começar o autocuidado.

“Por muitas vezes deixamos de procurar o serviço devido a falta de costume e a falsa crença de que não precisamos desses cuidados. Eu, particularmente, me cuidava mais pela minha esposa, que me cobrava muito. Mas, hoje trabalhando no meio da saúde, a gente acaba sendo estimulado a se cuidar com mais frequência, tanto que acabei criando o hábito de cuidar mais da minha saúde”, relata.

Para o estagiário do setor jurídico da Semusa, Gabriel Braga, de 19 anos, os cuidados com a saúde são tratados com relevância desde cedo. “Acho muito importante criar o costume de se cuidar ainda sendo uma pessoa jovem, para evitar doenças e se prevenir” ressalta Gabriel.

ROTINA

Exames de prevenção e promoção à saúde estão disponíveis na rede municipalExames de prevenção e promoção à saúde estão disponíveis na rede municipal

 

Exames de prevenção e promoção à saúde e bem-estar masculino estão disponíveis diariamente em todas as unidades da zona urbana e rural. Os serviços vão desde aferição de pressão arterial, taxas de colesterol e glicemia, testes de urina até hemograma completo, atualização da carteira vacinal e realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Para receber os atendimentos gratuitos, basta comparecer em uma unidade mais próxima de sua casa, portando documento com foto e cartão do SUS. Confira neste link o endereço das unidades.

SAÚDE DO HOMEM

No dia 14 de novembro, a partir das 7h, o Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa realiza o seminário “Saúde do Homem”. O evento acontecerá durante todo o dia e será direcionado para profissionais de saúde. A programação inclui palestras educativas, rodas de conversas e dinâmicas.

Além disso, todas as unidades básicas de saúde da rede municipal promovem diversas atividades alusivas à campanha Novembro Azul.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias