Search
Close this search box.
Publicidade

ATENÇÃO – Inmet emite alerta de calor intenso e baixa umidade em metade de Rondônia

Algumas cidades, principalmente na região central e zona da mata, podem alcançar máximas de 42°C durante as tardes.
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para 28 municípios de Rondônia, indicando risco de calor acima da média e baixa umidade. A previsão abrange o período desde a sexta-feira (20) até as 18h da segunda-feira (23).

Algumas cidades, principalmente na região central e zona da mata, podem alcançar máximas de 42°C durante as tardes. O alerta destaca que essa condição representa um “fenômeno meteorológico de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Publicidade

Municípios como Cacoal (42°C de previsão), Ji-Paraná (41°C de previsão) e Vilhena (42°C de previsão) estão entre os locais com maior alerta. A situação é agravada pelo registro de temperaturas 5ºC acima da média por um período superior a 5 dias.

Durante o período de alerta, a umidade relativa do ar será reduzida, podendo causar problemas respiratórios, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Cidades como Ji-Paraná e Ministro Andreazza devem enfrentar baixa umidade ao longo do fim de semana.

O Inmet orienta a população a adotar medidas de prevenção para minimizar os impactos do calor intenso e da baixa umidade.

Anúncie no JH Notícias