Search
Close this search box.

Ceron inicia campanha e diz que eliminação dos “gatos” irá reduzir conta

A Ceron/Energisa iniciou nesta semana uma campanha de conscientização sobre os malefícios dos furtos de energia elétrica, os chamados “gatos”. O objetivo das ações, é sensibilizar a população de Rondônia de que a prática leva ao aumento da tarifa de energia elétrica e é crime.

De acordo com a empresa, 110 mil clientes praticam furtos de energia elétrica que representam perdas para o Estado e para o próprio consumidor. “A campanha não está preocupada apenas com as perdas financeiras da empresa, que chegam a R$ 365 milhões por ano, mas o Estado também deixa de arrecadar cerca de R$ 25 milhões em ICMS todos os anos. Isso tudo gera aumento da energia elétrica, além risco de acidentes e de problemas para o consumidor como as interrupções de energia e a queima de equipamentos eletroeletrônicos”, afirma Willian de Pinho Barroso, gerente de combate a perdas da Ceron/Energisa.

A perda de arrecadação do ICMS gera, além de prejuízos para o Estado, perdas sociais para a população. Considerando o período de três anos, os cofres públicos deixam de receber recursos suficientes para construir 1.073 casas populares, comprar 1.877 viaturas policiais ou custear 12.946 agentes, além de manter 31 mil alunos na escola durante um ano. “O furto de energia prejudica toda a sociedade. Pedimos que o cliente denuncie essa prática nos canais informados na campanha”, complementa Willian.

O gerente afirma ainda que a eliminação das ligações clandestinas de energia pode reduzir a tarifa. “Se conseguirmos, com a ajuda da população, eliminar todos os gatos existentes, a redução no valor da tarifa por chegar a 5%”, conclui.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias