Notícias de Rondônia

DENUNCIA – Greenpeace aciona o MPF/RO para combater ação de madeireiros na Terra Karipuna, 10 mil hectares destruídos

No mês passado uma determinação do juiz federal Shamyl Cipriano exigiu uma ação das Forças Armadas.

Postado em 26/07/2018 às 17h31min


DENUNCIA – Greenpeace aciona o MPF/RO para combater ação de madeireiros na Terra Karipuna, 10 mil hectares destruídos

Um denuncia protocolada em conjunto pelo Greenpeace e o Conselho Indigenista Missionário, no Ministério Público Federal em Rondônia – MPF/RO, Ministério da Justiça – MJ, e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBGE, aponta dados alarmantes sobre a Terra Indígena Karipuna, localizada na região Norte do estado de Rondônia.

De acordo com a denuncia, analistas de geoprocessamento chegaram a constatação de que entre os anos de 1988 e 2018, mais de 10 mil hectares de floresta foi destruído em decorrência da ação de madeireiros que atuam de forma ilegal na área, sendo que apenas entre os anos de 2015 a 2018, 7.640 hectares de floresta foram degradados, cerca de 80% de todo o desmatamento ao longo de seu registro histórico.

No mês passado uma determinação do juiz federal Shamyl Cipriano exigiu uma ação das Forças Armadas, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM e a Fundação Nacional do Índio – Funai para que fosse desenvolvido um planejamento de proteção dessa terra.

O fato serve como uma condicionante de alerta para todo o país, já que uma área reservada por Lei não consegue ser protegida nem com o apoio do MPF pode servir como motivador para o desrespeito em outras demarcações de terra. Confira a denuncia na íntegra CLIQUE AQUI.