Search
Close this search box.
Publicidade

Fhemeron abre durante Carnaval com horário especial para atender demanda do feriado

Publicidade

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) vai manter as portas abertas durante alguns dias do Carnaval para receber doações de sangue. A medida é necessária pois normalmente a demanda aumenta com o período de festas.

Dimarães da Silva, assistente social da fundação, explica que uma escala especial foi montada para que doadores possam ser atendidos na segunda-feira (4) durante toda a manhã, e na quarta-feira (6) no período da tarde.

Publicidade

“Durante o Carnaval nós vamos funcionar na segunda-feira até o meio dia para atendimento ao doador, terça fecharemos e voltaremos na quarta-feira a partir das 13h. Muitas pessoas não podem pular o Carnaval, não estão em condições, porque estão esperando uma cirurgia, porque sofreram acidentes, estão internados e precisa receber uma transfusão de sangue, e quem precisa de sangue precisa para hoje”, fala Dimarães.

São esperados de 80 a 100 doadores por dia. O médico Dhionatan Braum alerta que mesmo em período de festa, é preciso estar com saúde para realizar a doação.

“O nosso estoque de sangue ele é sempre crítico, não porque não temos doadores, mas porque os hemocomponentes, que são os produtos produzidos a partir do sangue, eles têm um prazo de validade muito curto. Então esse estoque ele sempre tem que estar sendo renovado. Por isso é importante a fidelidade do doador”, explica.

Durante o período do Carnaval, a Fhemeron também intensificou a campanha pela doação de sangue dos tipos ‘A+’ e ‘O-’. São tipagens sanguíneas que estão em estoques críticos na unidade.

Recomendações para doação

A Fhemeron reforça aos doadores a importância da hidratação antes e após a doação, com a ingestão de, pelo menos, um litro de água, antes de chegar no Hemocentro. É importante também que os doadores estejam alimentados, evitando comidas gordurosas nas últimas 24 horas, pois reflete na realização dos exames.

Outra recomendação é sobre o pós-almoço, por ser uma refeição mais completa, é necessária a digestão em duas a três horas antes da doação.

Os doadores não podem estar em jejum, mas em casos de pessoas que passam pela avaliação clínica e são aptos, porém limitadas por causa da alimentação, a Fhemeron fornece um pré-lanche leve com bolacha e suco. Após a doação, todos os doadores recebem um lanche leve com sanduíche simples e suco, em algumas ocasiões a Fhemeron fornece também frutas, caldos, mingaus, e outros.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias