Search
Close this search box.

Fhemeron convida doadores para reforçar banco de sangue no período de férias

Demanda de doações ainda é necessária durante o período de férias e população poderá comparecer ao Hemocentro
Publicidade

Durante o mês de julho, período de férias escolares, muitas famílias costumam realizar viagens, o que pode elevar o risco de acidentes nas estradas e por consequência, a demanda por transfusões de sangue. Por isso, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron convida voluntários a reforçarem os estoques de sangue, devido ao registro de baixa no volume de doações.

Para a gerente de Captação de Doadores da Fhemeron, Maria Luíza, apesar das coletas de sangue realizadas no mês de junho, por meio de parcerias com órgãos públicos e empresas, a demanda por doações de sangue ainda é necessária. “Temos feito atividades durante este mês de julho, através de linhas de transmissão para doadores de sangue O-, fechamos parcerias com instituições, para que os estoques de bolsas continuem regulares e possamos atender a demandas dos hospitais”, declarou.

Publicidade

Maria Luíza ressaltou ainda que, a Fhemeron recebe todos os tipos sanguíneos, pois além do próprio sangue, “são aproveitados também os hemodevidados extraídos, como as plaquetas e hemácias”.

REQUISITOS

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

DOAÇÕES

Os interessados podem se dirigir à uma unidade da Fhemeron, em Porto Velho ou às demais unidades do Hemocentro do Estado: em Ariquemes, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.

FHEMERON ITINERANTE

Para fortalecer as bolsas de sangue dos hemocentros do interior do Estado, na próxima sexta-feira e sábado, 21 e 22 de julho, equipes da Fhemeron estarão no município de Jaru, para a realização de coleta de sangue externa. O projeto teve início no final de 2021, em Porto Velho e nos municípios do interior do Estado.

O projeto estará sendo realizado, também, em prédios do Poder Judiciário em Porto Velho, sendo no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJ/RO, na quarta-feira (26) e no dia (27), quinta-feira, no Fórum Geral da Capital.

Anúncie no JH Notícias