Search
Close this search box.

Grupo Mulheres do Brasil lança luz sobre a participação da mulher no processo de colonização e desenvolvimento de Rondônia

Núcleo de Porto Velho realiza evento de forma presencial e online no próximo dia 19 às 17 horas, na Faculdade Sapiens, Rua Paulo Freire, 4767- bairro Flodoaldo Pontes Pinto

Historicamente a colonização do Estado de Rondônia sempre foi associada ao protagonismo dos homens. Realidade que tornou invisível o incansável trabalho de suas esposas, companheiras e demais mulheres que ombrearam o desafio de construir esse promissor estado, que tem uma economia em constante crescimento. Diante desse contexto pouco se reconhece a importância das Mulheres no processo de desenvolvimento humano, econômico e social do Estado de Rondônia. Dados do IBGE, revelam que Rondônia mantém a média de 50% da população feminina com cerca de 800 mil mulheres.

Para a coordenadora do Núcleo de Porto Velho do Grupo Mulheres do Brasil, professora e jornalista Edna Okabayashi, é importante deixar registrado que o grupo Mulheres do Brasil não tem nenhuma restrição aos homens. “Pelo contrário buscamos somar esforços com eles na execução de projetos e ações que ajudem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária,” destacou. A representante do Núcleo de Porto Velho cita o exemplo do Movimento: Unidos Pela Vacina que liderado por Mulheres do Brasil, foi realizado em parceria com empresários, empresárias e voluntários que contribuíram para o êxito do Unidos Pela Vacina.

Presidido pela empresária Luiza Trajano, o Grupo Mulheres do Brasil reúne 98 mil mulheres que se uniram para defender a participação da liderança das mulheres na construção de um País melhor, reduzir as desigualdades que afetam a vida de milhares de pessoas, além de trabalhar em parceria com os três poderes, iniciativa privada e sociedade. Sem vínculo político partidário, o Grupo Mulheres do Brasil tem atuação no Brasil e no exterior. O trabalho é voluntário e realizado por meio dos diversos comitês temáticos que estão em atividade.

De acordo com a coordenadora do Comitê Vozes, advogada Kelen Lubiana, entre as muitas atividades do Grupo Mulheres do Brasil, o Núcleo de Porto Velho decidiu iniciar suas atividades pelo Comitê que tem como propósito dar voz às mulheres e contribuir para que todas conquistem seu espaço nos mais diversos espaços da sociedade, inclusive por meio do resgate histórico da atuação dessas mulheres, que por décadas trabalharam de forma silenciosa e anônima. “Esse é apenas o primeiro de uma série de eventos que vamos realizar para ouvir e registrar a trajetória de vida e de superação dessas mulheres que vieram antes de nós,” justificou.

Para a diretora acadêmica da Faculdade Sapiens, professora Chirlany Mendanha, o Mulheres do Brasil tem se mostrado uma iniciativa séria e comprometido com o desenvolvimento humano, social e econômico das comunidades. Segundo a professora, o tema do evento a ser realizado no próximo dia 19, está em sintonia com os propósitos da Faculdade Sapiens, que tem apoiado e incentivado esse debate e reflexão por meio do Centro Acadêmico do Curso de Direito. “A instituição tem trabalhado em sintonia com as demandas da comunidade local, e refletir sobre o protagonismo da mulher no processo de desenvolvimento humano, econômico e social do Estado de Rondônia vai contribuir com a formação dos acadêmicos e fortalecer as atividades da instituição,” concluiu.

Serviço:

Portas Abertas: Apresentação dos propósitos do Grupo Mulheres do Brasil e o protagonismo das Mulheres no processo de desenvolvimento humano, econômico e social do Estado de Rondônia.
Realização: Comitê Vozes
Data: 19 de novembro de 2021
Horário: às 17 horas
Local: Faculdade Sapiens
Endereço: Rua Paulo Freire, 4767- Bairro Flodoaldo Pontes Pinto- Porto Velho
Evento será realizado de forma híbrida
Transmissão Youtube Grupo Mulheres do Brasil
Conheça mais no site: https://www.grupomulheresdobrasil.org.br/
Contato: WhatsApp: 69 99966-1040

Combate Clean Anúncie no JH Notícias