Mais de 30 mil estudantes participaram do Enem em Rondônia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as provas foram aplicadas em 24 cidades do estado.

Neste domingo (5), mais de 30 mil estudantes de Rondônia participaram do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as provas foram aplicadas em 24 cidades do estado.

Publicidade

Os locais de prova foram abertos às 11h, e desde cedo as escolas registraram concentração de alunos. Em Ariquemes, estudantes como Leonir Chagas, Kayla Raiane e Flávia Nascimento chegaram cedo à escola estadual Ricardo Cantanhede, um dos oito locais com mais candidatos inscritos. Alunos de Cujubim, cidade a 120 quilômetros de Ariquemes, destacaram a importância de levar água para enfrentar o calor durante a prova.

Publicidade

Em Porto Velho, a movimentação foi intensa nos principais locais de prova, como a Escola João Bento e a faculdade Fimca. Na capital, a Escola João Bento contou com 950 candidatos inscritos para o Enem.

Vilhena, com mais de 2 mil alunos inscritos, teve uma manhã tranquila, sem correria ou tumulto nos momentos finais para o fechamento dos portões. Na escola Marechal Rondon, uma barraca foi montada para oferecer água aos estudantes, com acompanhamento da Polícia Militar.

Os horários de aplicação das provas seguiram o seguinte cronograma (no horário local):

Abertura dos portões: 11h
Fechamento dos portões: 12h
Início das provas: 12h30
Término das provas neste 1º dia: 18h

O Enem 2023, dividido em dois dias, teve neste domingo questões de linguagens, ciências humanas e redação. O tema da redação foi ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’. O próximo dia de provas está marcado para 12 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza.

Desejamos sucesso a todos os estudantes que estão enfrentando o desafio do Enem 2023!