Neste domingo (5), mais de 30 mil estudantes de Rondônia participaram do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as provas foram aplicadas em 24 cidades do estado.
Os locais de prova foram abertos às 11h, e desde cedo as escolas registraram concentração de alunos. Em Ariquemes, estudantes como Leonir Chagas, Kayla Raiane e Flávia Nascimento chegaram cedo à escola estadual Ricardo Cantanhede, um dos oito locais com mais candidatos inscritos. Alunos de Cujubim, cidade a 120 quilômetros de Ariquemes, destacaram a importância de levar água para enfrentar o calor durante a prova.
Em Porto Velho, a movimentação foi intensa nos principais locais de prova, como a Escola João Bento e a faculdade Fimca. Na capital, a Escola João Bento contou com 950 candidatos inscritos para o Enem.
Vilhena, com mais de 2 mil alunos inscritos, teve uma manhã tranquila, sem correria ou tumulto nos momentos finais para o fechamento dos portões. Na escola Marechal Rondon, uma barraca foi montada para oferecer água aos estudantes, com acompanhamento da Polícia Militar.
Os horários de aplicação das provas seguiram o seguinte cronograma (no horário local):
Abertura dos portões: 11h
Fechamento dos portões: 12h
Início das provas: 12h30
Término das provas neste 1º dia: 18h
O Enem 2023, dividido em dois dias, teve neste domingo questões de linguagens, ciências humanas e redação. O tema da redação foi ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’. O próximo dia de provas está marcado para 12 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza.
Desejamos sucesso a todos os estudantes que estão enfrentando o desafio do Enem 2023!