Search
Close this search box.
Publicidade

Núcleo de Fissurados de Rondônia realizou 45 cirurgias de lábio leporino neste ano

A unidade conta com um serviço multidisciplinar que se destaca desde o acolhimento do paciente até o acompanhamento pós-cirúrgico.

O Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis) executou 45 cirurgias de lábio leporino no Estado, de janeiro até dezembro. A unidade conta com um serviço multidisciplinar que se destaca desde o acolhimento do paciente até o acompanhamento pós-cirúrgico. O objetivo é oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas que possuem fissuras, condição também conhecida como lábio leporino ou fenda labiopalatina. O Nufis realiza o atendimento à população do Estado e seus vizinhos, como o Amazonas, a Bolívia e o Peru.

Publicidade

O coordenador do Núcleo, Felipe Leão ressaltou a importância do serviço. “Realizamos o acolhimento desde o pré-natal de mulheres em que os exames mostram a possibilidade dos bebês nascerem com fissura labial, e a partir desse momento começamos o suporte”, afirmou.

Moradora de Porto Velho e mãe de um paciente de 8 anos que realizou a cirurgia na unidade, Jaqueline Onassis contou com emoção sobre a oportunidade de seu filho ter feito o procedimento. “Sou muito grata por essa chance, nós não tínhamos condições para pagar a cirurgia particular. Aqui ele teve tudo o que precisava e o sentimento é de alívio e gratidão pelo seu futuro”, destacou.

Publicidade

O acompanhamento pela equipe multiprofissional é feito desde os primeiros dias de vida do bebê

ACOLHIMENTO

Desde a chegada do paciente na unidade, a equipe do Nufis realiza o acolhimento necessário, com os pacientes e familiares, para que tenham um atendimento completo. Fornece todo o suporte às mães que se deslocam com suas crianças vindas de outros municípios na doação de leite, roupas e hospedagem em casa de apoio.

O acompanhamento é feito desde os primeiros dias de vida do bebê, que no pré-natal recebeu o diagnóstico de lábio leporino ou fenda labiopalatina, atendimento estendido por toda a infância e adolescência.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou sobre o empenho da equipe multiprofissional em saúde. “O atendimento é humanizado e especializado, como foco da nossa gestão para continuar promovendo uma saúde acolhedora e para todos”, salientou.

SERVIÇO

No ano de 2023, mais de 100 novos pacientes foram cadastrados para receber os serviços e acompanhamento do Núcleo de Fissurados, que oferta as especialidades de Pediatria; Nutrição; Fonoaudiologia; Psicologia; Enfermagem; Cirurgia Plástica; Otorrinolaringologia e Odontopediatria. Também oferecem os serviços de Ortodontia e Bucomaxilofacial em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa).

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha ressaltou, “é muito importante que a população esteja ciente desse serviço que conta com profissionais qualificados para promover melhorias na qualidade de vida nos aspectos físicos e sociais, às pessoas com a condição de lábio leporino ou fenda labiopalatina. O objetivo da gestão de Rondônia é oferecer uma saúde para todos”, pontuou.

AGENDAMENTO

Para agendar uma consulta não é necessário estar com encaminhamento em mãos, basta dirigir-se à unidade localizada no anexo do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, na Avenida Governador Jorge Teixeira, Nº 3.766, Bairro Industrial, ou entrar em contato via WhatsApp no número (69) 98112-7846. Os atendimentos ocorrem de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 19h.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias