Search
Close this search box.
Publicidade

Pesquisa nacional destaca realizações em Rondônia com 80% de inquéritos finalizados

A pesquisa da Adepol baseou-se em dados fornecidos por instituições policiais das esferas estadual e federal.
Publicidade

Uma pesquisa conduzida pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) nos 26 estados brasileiros revelou que o estado de Rondônia atingiu uma taxa de conclusão de 80,93% dos inquéritos que foram abertos. Em nível nacional, de acordo com a mesma entidade, 64,16% das investigações abertas foram concluídas. A pesquisa da Adepol baseou-se em dados fornecidos por instituições policiais das esferas estadual e federal.

Os resultados indicam que a região com a maior taxa de resolução de inquéritos é a Região Centro-Oeste, com uma impressionante resolutividade de 77% dos casos. Em seguida, está a Região Nordeste, com uma taxa de mais de 67%, seguida pelas Regiões Norte e Sul, que registraram resolutividades de 61,21% e 60,96%, respectivamente. Por fim, a Região Sudeste, a mais populosa do país, apresentou uma taxa de resolução de 52,44%.

Publicidade

A pesquisa também revela que, no âmbito da Polícia Federal, o índice de resolução de inquéritos atingiu 81,29% em 2021 e 82,31% em 2022. No que diz respeito aos indicadores de crimes de homicídio, o índice de resolução foi de 78,38% em 2021 e aumentou para 80,46% em 2022.

Quanto à transparência, outra pesquisa realizada por entidades de direitos humanos e jornalismo classificou Rondônia com um índice de 6 em termos de transparência nas Secretarias de Segurança Pública. O maior nível de transparência atingiu a pontuação de 7. No entanto, é importante observar que Roraima e Acre não obtiveram pontuação devido à ausência de sites que forneçam informações sobre casos e resoluções. Essas pesquisas foram divulgadas pela Agência 61 e pelo Portal Metrópoles.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias