Publicidade

PESQUISA – Porto Velho é a capital com mais sobrepeso no Brasil

64,41% da população está com sobrepeso
Publicidade

Os dados atualizados apresentados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL, trazem uma informação preocupante à população de Porto Velho.

De acordo com o índice do sistema VIGITEL, Porto Velho é a capital com a maior quantidade de pessoas acima do peso, chegando a 64,41% de sua população, ou seja, à cada dez portovelhenses, seis estão acima do peso.

Publicidade

A capital com o menor índice São Luís (MA), com uma média de quatro “gordinhos” à cada dez habitantes. Considera-se acima do peso, pessoas com índice de massa corporal acima de 30.

No âmbito nacional, a pesquisa apontou que 60% da população brasileira sofre com o excesso de peso, entre os homens a porcentagem média é de 59,9% e entre as mulheres 55%; entre as faixas etárias de 45 a 54, chegava a 64,4%, e entre 55 e 64, era de 64%.

Cinco dicas de como adotar hábitos saudáveis e combater a obesidade:

É preciso tirar o foco da perda de peso. Em vez disso, buscar saúde e uma vida saudável. Para isso é necessário a adoção de algumas medidas constantes e a perda de peso será uma consequência desses novos hábitos;

Buscar uma alimentação saudável no dia-a-dia, tornando-a um hábito rotineiro;

Praticar exercício físico regularmente. A atividade física pode promover diversos benefícios, inclusive ajudando a regular o peso;

Buscar apoio emocional, pois muitas vezes o excesso de peso ou o ato de comer descontroladamente está associado a algum desequilíbrio emocional. A pessoa busca na comida um conforto;

Criar metas plausíveis de serem cumpridas, pois a frustração de não conseguir cumprir as metas traçadas poderá impedir a pessoa de seguir com o planejamento. É importante fazer planos de longo prazo, pensando no envelhecimento saudável.

Anúncie no JH Notícias