O avanço nas ações implementadas pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO) em 2020 revela que os indicadores criminais tiveram uma redução significativa, somados às novas aquisições de viaturas modernas, combate à criminalidade e medidas que vão ao encontro do cumprimento aos decretos publicados pelo Governo de Rondônia no enfrentamento à pandemia do coronavírus.
O balanço das ações desencadeadas pela Corporação este ano, em todo Estado, apresenta reduções em crimes como roubo e resposta rigorosa na apreensão de armas de fogo, recuperação de veículos, prisão de foragidos e outras ocorrências atendidas pela Polícia Militar no intuito de garantir a segurança da sociedade rondoniense.
Os efeitos das ações rigorosas podem ser conferidos na redução de crimes que todos os anos atormentam o rondoniense, como roubo. Em todas as unidades da Polícia Militar do Estado, foram registradas 4.983 ocorrências desse tipo de crime até outubro deste ano. Em 2019, foram registradas 6.409 ocorrências de roubos.
O ano de 2020 foi marcado por uma intensa guerra contra a criminalidade e o coronavírus. Mesmo diante do enfrentamento à pandemia, a PM reforçou o policiamento ostensivo em todo Estado, em cumprimento ao Plano Estratégico do Governo, no eixo que engloba medidas que previnem e reprimem as ações violentas ao patrimônio e aos indivíduos, compreendendo todo o sistema estadual de Segurança Pública, conforme defendido pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha.
Até o mês de outubro deste ano, a PMRO registrou 62.787 atendimentos à sociedade. Foram apreendidas, neste período, 1.012 armas de fogo, ou seja, armamentos que deixaram de servir ao crime.
Dando sequência a constantes operações, a Polícia Militar deu resposta à sociedade recapturando 1.589 foragidos da Justiça, isso em função do reforço no policiamento ostensivo somado ao núcleo de inteligência, que resultam em ações mais precisas e rápidas na prisão de foragidos.
Ações rápidas da Corporação também resultaram na recuperação de 1.942 veículos até outubro deste ano no Estado, ou seja, veículos roubados ou furtados que, em sua maioria, seriam levados para a fronteira com a Bolívia e serviriam de moeda de troca por drogas. Destaque também para prisões relacionadas com tráfico e posse de entorpecentes, que somados chegam a 1.894 ocorrências registradas.
ALTERNATIVAS EM MEIO À PANDEMIA
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, destaca que mesmo com as ações voltadas ao cumprimento dos decretos governamentais que preveem o enfrentamento ao coronavírus, a PM não deixou desassistido o policiamento ostensivo de rotina, bem como as demais atividades que estavam programadas para este ano, citando como exemplo os cursos de aperfeiçoamento que garantem ao policial ter uma progressão dentro da Corporação.
Ao tecer comentários sobre a questão dos cursos, o comandante-geral fala do uso da tecnologia que tem fortalecido as ações desenvolvidas pela Polícia Militar em várias frentes de atuação, devido à pandemia do coronavírus que impossibilitou o formato presencial e, consequentemente, sendo realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), tendo se mostrado altamente eficaz na capacitação dos policiais.
Isso quer dizer que, mesmo com a pandemia, os cursos de aperfeiçoamento não deixaram de acontecer. Neste ano, cursos já foram concluídos e outros estão em andamento, tais como: Curso de Formação de Sargentos – 217 novos sargentos (concluído); Curso de Formação de Cabos – com 56 alunos (em andamento); Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) – com 74 participantes (em andamento); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – 66 participantes (em andamento).
NOVAS VIATURAS
Em 2020, ano que comemorou seu 45º aniversário, a Polícia Militar recebeu novas viaturas para o serviço de policiamento ostensivo, apresentando alto grau de tecnologia empregado nos veículos.
São vários os avanços conquistados pela Polícia Militar, como a utilização de sistema mobile (tablets) pelas equipes, para o registro de ocorrências, aquisição de armamento, munição e equipamentos balísticos; bem como novas viaturas entregues com forte aparato tecnológico, totalizando 209 veículos, resultado de novo contrato firmado pelo Governo de Rondônia para atender a Segurança Pública do Estado.