Notícias de Rondônia

Presidente do TJ deve assumir governo durante viagem de Daniel Pereira

Postado em 18/07/2018 às 11h10min


Presidente do TJ deve assumir governo durante viagem de Daniel Pereira

O Governador Daniel Pereira está programando uma viagem ao exterior, mais especificamente à Bolívia e ao Peru, que deve acontecer ainda neste mês de julho e quem deve assumir o governo será o desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado, de Rondônia Walter Waltenberg Silva Júnior.

Como o governo do estado ficou sem vice-governador depois da renúncia do titular Confúcio Moura e a ascensão de Daniel Pereira (PSB) a chefe do executivo, pela ordem quem assumiria o governo seria o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB).

Pré-candidato a governador, Maurão deve declinar a esse direito, uma vez que o inviabilizaria a demais pleitos que não o executivo, restando ao presidente do TJRO a missão de comandar o estado, mesmo que por poucos dias.

Caso semelhante vem acontecendo com freqüência no governo Federal. Desde que Dilma Rousseff (PT) sofreu o impeachment, com as viagens do presidente Michel Temer (MDB), quem tem assumido o executivo federal é a presidente do STF, Ministra Carmen Lúcia, que aliás, deve retornar ao posto nesta semana, com uma nova viagem de Temer ao exterior. Como o presidente da Câmara não quer assumir a vaga também por motivos eleitorais, a Ministra Carmen Lúcia tem quebrado o galho.

É lógico que a posse do desembargador Waltenberg deve ser apenas figurativa, pois não terá tempo hábil para qualquer tipo de ação, mas marca um novo tempo na política estadual. Firme em seus posicionamentos, há quem acredite que o desembargador, que vem revolucionando, modernizando e moralizando o judiciário seria um ótimo gestor público.