PREVISÃO – Onda de frio chega ao Brasil e deve atingir Rondônia neste final de semana, diz Inmet

Em Rondônia, a previsão é de que a friagem chegue no sábado (10), com a expectativa de um declínio significativo nas temperaturas
📸: Sthanley Magalhães
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a chegada de uma forte onda de frio que deve afetar diversas regiões do Brasil nos próximos dias. Desde a quarta-feira (7), uma massa de ar frio começou a se deslocar pelo continente sul-americano, inicialmente provocando uma queda acentuada nas temperaturas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nesta quinta-feira (8), a massa de ar frio avança pelo centro-sul do Brasil, atingindo o Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo. A partir de sexta-feira (9), a onda de frio se espalha ainda mais, impactando o centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, além de áreas centrais de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.

Publicidade

Em Rondônia, a previsão é de que a friagem chegue no sábado (10), com a expectativa de um declínio significativo nas temperaturas. O fenômeno, comum no inverno da Região Norte, ocorrerá simultaneamente em outras áreas do Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará. A friagem, como é conhecido o fenômeno de entrada de ar frio na Amazônia, pode causar quedas bruscas nas temperaturas, trazendo um clima incomum para a região.

O Inmet destaca que, no sábado (10) e domingo (11), o ar frio continuará a se espalhar, atingindo áreas de Goiás, noroeste, sul e oeste de Minas Gerais, além de outras regiões do Rio de Janeiro. Embora a massa de ar frio comece a enfraquecer no domingo (11), ainda haverá uma queda nas temperaturas no norte de Goiás, Distrito Federal, área central de Minas Gerais e centro-sul do Espírito Santo.

Para o Sul do Brasil, a previsão é de temperaturas extremamente baixas entre quarta-feira (7) e sábado (10), com possibilidade de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre sexta-feira (9) e sábado (10). No domingo (11), uma nova massa de ar frio poderá reforçar o clima gelado, especialmente no sul do país, com geadas generalizadas previstas para a madrugada e o amanhecer.

Além das áreas do Sul, a geada poderá atingir o centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, grande parte de São Paulo, e áreas de Minas Gerais, especialmente no oeste, Campo das Vertentes, sul e sudoeste, além da região serrana do Rio de Janeiro. Este evento de frio será o primeiro de 2024 a avançar sobre todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, com potencial para formação de geadas conforme o ar frio e seco se intensifica.

A população das regiões afetadas deve se preparar para o frio intenso e eventuais condições adversas, como geadas e queda nas temperaturas, especialmente em áreas mais suscetíveis, como vales e planaltos.

Anúncie no JH Notícias