Search
Close this search box.
Publicidade

Rondônia reforça frota e fortalece regionais da Idaron em ação estratégica de avanço em defesa sanitária agrosilvopastoril

Publicidade

O agronegócio é considerado o maior patrimônio de Rondônia, sendo o setor estratégico que levou o Estado a conseguir avançar na economia em meio a um cenário onde, pelo menos sete, unidades da federação declararam estado de calamidade financeira. Reflexo de um trabalho arrojado feito da porteira para dentro através de pecuaristas e agricultores, mas também das ações estratégicas do governo que na manhã de hoje (26) ganhou mais um reforço.

Em solenidade realizada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho e presidida pelo vice-governador, José Jodan, foram entregues 46 veículos ( 44 caminhonetes, 2 picapes e 2 barcos) que atenderão as oito regionais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Publicidade

O Investimento de cerca de R$ 5 milhões provenientes do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa/RO).Também foram assinadas ordens de serviço para a construção de unidades da Idaron na regional de Ariquemes e Rolim de Moura e, ainda, a reforma das unidades de Espigão d’Oeste e Colorado do Oeste.

‘‘Tanto a estrutura quanto os veículos são importantes diante do trabalho árduo que fazemos nos 52 municípios. O reforço das atividades da Agência é para que haja, de fato, uma melhor condição para que os servidores possam prestar um serviço de melhor qualidade aos produtores e, assim, assegurar o nosso maior patrimônio de Rondônia, o nosso rebanho bovino’’, disse o presidente da Idaron Júlio Peres.

Esses investimentos darão condições melhores para nossos servidores da Idaron prestar um serviço de inspeção e vigilância das nossas fronteiras. Assim, vamos cumprir nosso dever de casa e zelar pelo nosso maior patrimônio, cumprindo a missão de ter o nosso rebanho livre de aftosa sem vacinação’’, afirma Jodan.

A retirada da vacina contra a febre aftosa está prevista para ser totalizada até 2023 no Brasil, Rondônia e Acre integram o bloco I, ou seja, terão o desafio de serem os pioneiros, mas também a oportunidade de servir de referência no Brasil.

A medida deve trazer impactos positivos para a economia, sendo uma ação estratégica do Brasil para conquistar mercados internacionais exigentes. E é para discutir essa estratégia que Rondônia recebe nesses dois dias a visita do diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Geraldo Marques de Moraes, que prestigiou a solenidade.

‘‘Rondônia é um importante parceiro do Mapa. Vencemos etapas e chegamos neste momento importante do Estado, estando no bloco I da retirada da vacina contra febre aftosa. E isso implica um série de condições. Hoje e amanhã estaremos aqui, junto com Acre, Amazonas e Mato Grosso, para avaliar, com base em indicadores, se há condições para dar esse passo’’, explicou. O diretor ainda parabenizou o Estado pelo investimento na estruturação do serviço de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril que vai fortalecer as ações de vigilância.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias