O número de casos diagnosticados do novo coronavírus subiu para 433 em Rondônia nesta quarta-feira (29), 20 a mais do que o balanço anterior divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) na terça-feira (28). Agora, o estado tem 15 mortes oriundas da Covid-19. Dessas, três foram confirmadas pela manhã.
As 433 confirmações estão divididas em:
- 313 em Porto Velho;
- 64 em Ariquemes;
- 32 em Ji-Paraná;
- 7 em Ouro Preto do Oeste;
- 4 em Rolim de Moura;
- 3 em Candeias do Jamari
- 2 em Jaru;
- 2 em Urupá;
- 1 em Alto Paraíso;
- 1 em Buritis;
- 1 em Cujubim
- 1 em Itapuã do Oeste
- 1 em Pimenta Bueno
- 1 em Vilhena.
Os novos casos de Covid-19 são: 12 em Porto Velho, 5 em Ji-Paraná, 2 em Ariquemes e 1 em Cujubim.
A Secretaria Estadual de Saúde ainda divulgou que:
- 74 pacientes estão internados com novo coronavírus;
- 36 casos suspeitos;
- 38 casos confirmados;
- 115 pessoas curadas;
- 2.045 testes realizados;
- 122 casos estão aguardando resultado no Lacen.
Vereador curado
O médico e vereador de Porto Velho Maurício Carvalho (PSDB) confirmou no seu perfil no Instagram que está curado da Covid-19. No post publicado na terça-feira (28), Carvalho agradece aos amigos que torceram por sua recuperação e reiterou a importância de cada um cuidar da família.
“Estou curado do coronavírus! Após cumprir a quarentena, finalizada no dia 21 de abril, e as recomendações do ministério da saúde estou recuperado da covid-19. Agradeço a Deus e as orações dos amigos que estiveram preocupados com a minha saúde. Agora, estou pronto para dar continuidade ao nosso mandato. Cuidem da família e quem puder faça o isolamento social, para que possamos sair dessa pandemia o mais rápido possível. Muito obrigado a todos!”, disse.
Maurício Carvalho anunciou que testou positivo à doença por meio de live no Facebook no dia 13 de abril. Ele relatou ter tido dores de cabeça, febre, dores nas articulações e nas costas, além de falta de ar.
“Não é uma gripezinha, é uma doença séria. Na verdade, é um vírus muito forte e que derruba qualquer um. Nós precisamos cuidar da nossa família, cuidar das pessoas de risco para que não superlote os hospitais”, relatou à época.
Mortes em Rondônia
A Sesau confirmou 15 mortes oriundas do novo coronavírus em Rondônia, sendo elas:
- No dia 29 de março foi registrado no estado o óbito de uma senhora de 66 anos que estava internada no Cemetron em Porto Velho.
- O segundo caso foi o de um taxista de 67 anos encontrado morto em casa no dia 8 de abril.
- Uma idosa de 63 anos faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel enquanto era transportada de Ji-Paraná para o hospital de Cacoal (RO) na noite do dia 14 de abril.
- Um idoso de 76 anos que estava internado na UTI do Cemetron veio a óbito no sábado (18).
- Na terça-feira (21) morreu um homem de 60 anos que estava internado no hospital de Cacoal.
- Na manhã de sexta (24), a Sesau confirmou a morte de um homem de 52 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Assistência Médica Intensiva (AMI). Ele tinha câncer, o que ajudou a agravar o quadro clínico.
- Na tarde de sábado (25), a Sesau confirmou a morte de uma idosa de 68 anos, que morreu com Covid-19. A secretaria não deu mais detalhes sobre o caso da paciente.
- Uma mulher de 58 anos de Porto Velho.
- Uma idosa de 74 anos de Porto Velho.
- Um homem de 49 anos do município de Rolim de Moura.
- Um idoso de 64 anos que mora em Porto Velho e que estava internado no Cemetron. Segundo a Sesau, o paciente morreu na noite de segunda-feira (27).
- Uma mulher de 62 anos, que veio de Humaitá (AM) e tinha histórico de diabetes.
- Uma mulher de 57 anos, moradora de Guajará-Mirim.
- Um homem de 67 anos que era diagnosticado com câncer.
- Uma mulher de 48 anos de Cujubim.
‘Disque Corona’
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) criou o “Disque Corona” com o objetivo de tirar dúvidas de moradores sobre a Covid-19 antes de procurarem as unidades de saúde de Rondônia.
Segundo a Sesau, profissionais de saúde são as pessoas que atendem a população do outro lado da linha e orientam o que é recomendado para cada caso.
Disque Corona dos municípios de Rondônia — Foto: Governo de RO/Divulgação
Até esta quarta-feira (29), foram registradas mais de 5 mil mortes provocadas pela Covid-19 e quase 80 mil casos confirmados da doença no Brasil.
Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de Saúde, realizado desde o início da pandemia no Brasil, em março. Esses dados também alimentam o Mapa do Coronavírus, plataforma exclusiva que permite acompanhar a curva de mortes e casos de Covid-19 de todos os municípios do país.
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1