Publicidade

Troca de gentilezas entre Judiciário e Executivo gera ainda mais desconfiança na população

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.

Montagem

Publicidade

CARONA

Publicidade

A esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes pegou uma carona com ministros do governo Lula em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) na semana passada.

Divulgação

CARONA 2

Viviane viajou de Brasília para São Paulo na noite da quinta-feira (15/8) em um avião oficial compartilhado pelas comitivas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Ministério da Defesa.

MAIS OUTRA

O jato decolou com 11 passageiros. Além de Haddad e Viviane, estavam no voo figuras como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro do STF Gilmar Mendes e também a esposa dele, Guiomar Mendes.

Foto:O Estadão

LISTA

O nome de Moraes não consta na lista de passageiros. Somente a mulher dele pegou a carona no avião da FAB e viajou sem precisar transitar nas áreas comuns de aeroportos, como ocorre em voos comerciais.

RESERVADO

Quem viaja pela  FAB costuma embarcar por uma área reservada da Base Aérea de Brasília. O desembarque na capital paulista também é feito por meio de um espaço exclusivo para autoridades.

OUTRA CARONA

Essa não foi a primeira vez que Viviane pegou carona nas asas da FAB. Em 8 de janeiro de 2024, ela e Moraes voaram de Brasília a São Paulo de carona com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

Foto: Revista Forum
Divulgação

RESIDÊNCIA

Embora trabalhe no Supremo em Brasília, Moraes e sua esposa têm residência fixa em São Paulo. É na capital paulista onde o ministro do STF costuma passar a maioria dos finais de semana.

OUTRO LADO

Alexandre de Moraes não respondeu os questionamentos do jornalista  Igor Gadelha do portal Metrópoles, que divulgou a informação.

OUTRO LADO 2

A assessoria do ministro Fernando  Haddad, por sua vez, informou que a esposa de Moraes não integrava a comitiva da Fazenda e ressaltou que o voo era compartilhado com o Ministério da Defesa.

OUTRO LADO 3

Integrantes da Aeronáutica ressaltam que o decreto que regulamenta o transporte aéreo de autoridades prevê que as vagas remanescentes nos voos da FAB podem ser ocupadas por qualquer cidadão.

Fonte: Portal Metrópoles

ONIPRESENTE

Foi parar nas redes socias um contracheque   do  candidato a vereador Mauro Nazif Júnior (Podemos), que estaria morando no Amapá mas com uma equipe política fazendo a campanha dele em Porto Velho.

ONIPRESENTE 2

Nazif Junior, pelo que aponta o contracheque, estaria residindo  no  Amapá, onde dá expediente de 40 horas semanais na como comprova o contracheque dele, com valor bruto de pouco mais de R$ 28 mil.

ONIPRESENTE 3

O demonstrativo salarial aponta que o médico e candidato a vereador em Porto velho,  atua no Departamento de Medicina Legal do Estado do Amapá.

Foto: Perfil pessoal

OPINIÃO

Ao que tudo indica, Nazif Junior teria descoberto uma maneira de fazer campanha política sem estar presente junto ao eleitorado. O mais curioso nisso é tentar ser vereador, e se for eleito passar a ganhar bem menos do que recebe como médico.

OPINIÃO 2

De repente até pode haver a justificativa  de que é melhor ganhar menos para  estar próximo à família. Eu concordo plenamente com isso, a questão é que para registro da candidatura no TRE, o domicílio do candidato tem que ser no local onde ele estará disputando a vaga.

OPINIÃO 3

Como o contracheque em questão é do mês de janeiro, haveria a possibilidade de Junior ter voltado a morar em Porto Velho. Nesse caso, ele pode registrar candidatura  se já estiver com pelo menos 6 meses com domicílio eleitoral  aqui na capital.

OUTRO LADO

Mauro Nazif Junior não respondeu os questionamentos da coluna.

MDB

No MDB a bronca é contra o candidato a vereador Júnior da Versátil. Ele tem apoiado publicamente a candidata Mariana Carvalho, sendo que seu partido tem candidatura própria para prefeito.

MDB 2

Integrantes da nominata fizeram  um documento dizendo que desistirão da candidatura caso Junior  continue apoiando a candidata Mariana Carvalho (União Brasil), e entregaram à direção do partido. Júnior da Versátil é o que tem mais estrutura de campanha no MDB.

MDB 3

Júnior da Versátil tem colocado em suas redes sociais postagens com a candidata Mariana Carvalho. O blog Entrelinhas divulgou  que o candidato não tem usado a estrutura do MDB, e que havia pedido autorização do presidente estadual do partido, o deputado federal Lúcio Mosquini, para apoiar Mariana.

MDB 4

Pelo que se sabe nos bastidores da política, é que  Júnior da Versátil estaria aborrecido com a  candidata a prefeita pelo MDB, Euma Tourinho. O desconforto teria ocorrido porque Euma não teria ido no lançamento da candidatura  de Júnior ao cargo de vereador.

SENAR

O Sistema Faperon/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco do Guaporé, realizou no último sábado (17) a colação de grau de 12 formandos do Curso Técnico em Zootecnia.

Divulgação

SENAR 2

O curso teve a duração de dois anos e capacitou os jovens para atuarem no desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, de modo a contribuir para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor.

SENAR 3

Atualmente, cerca de 800 alunos estão matriculados nos cursos oferecidos pelo Sistema Faperon/Senar, distribuídos em 16 polos localizados em sindicatos de produtores rurais de Rondônia, nos cursos de Técnico em Agronegócio e Zootecnia.