CARONA
A esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes pegou uma carona com ministros do governo Lula em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) na semana passada.
CARONA 2
Viviane viajou de Brasília para São Paulo na noite da quinta-feira (15/8) em um avião oficial compartilhado pelas comitivas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Ministério da Defesa.
MAIS OUTRA
O jato decolou com 11 passageiros. Além de Haddad e Viviane, estavam no voo figuras como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro do STF Gilmar Mendes e também a esposa dele, Guiomar Mendes.
LISTA
O nome de Moraes não consta na lista de passageiros. Somente a mulher dele pegou a carona no avião da FAB e viajou sem precisar transitar nas áreas comuns de aeroportos, como ocorre em voos comerciais.
RESERVADO
Quem viaja pela FAB costuma embarcar por uma área reservada da Base Aérea de Brasília. O desembarque na capital paulista também é feito por meio de um espaço exclusivo para autoridades.
OUTRA CARONA
Essa não foi a primeira vez que Viviane pegou carona nas asas da FAB. Em 8 de janeiro de 2024, ela e Moraes voaram de Brasília a São Paulo de carona com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
RESIDÊNCIA
Embora trabalhe no Supremo em Brasília, Moraes e sua esposa têm residência fixa em São Paulo. É na capital paulista onde o ministro do STF costuma passar a maioria dos finais de semana.
OUTRO LADO
Alexandre de Moraes não respondeu os questionamentos do jornalista Igor Gadelha do portal Metrópoles, que divulgou a informação.
OUTRO LADO 2
A assessoria do ministro Fernando Haddad, por sua vez, informou que a esposa de Moraes não integrava a comitiva da Fazenda e ressaltou que o voo era compartilhado com o Ministério da Defesa.
OUTRO LADO 3
Integrantes da Aeronáutica ressaltam que o decreto que regulamenta o transporte aéreo de autoridades prevê que as vagas remanescentes nos voos da FAB podem ser ocupadas por qualquer cidadão.
Fonte: Portal Metrópoles
ONIPRESENTE
Foi parar nas redes socias um contracheque do candidato a vereador Mauro Nazif Júnior (Podemos), que estaria morando no Amapá mas com uma equipe política fazendo a campanha dele em Porto Velho.
ONIPRESENTE 2
Nazif Junior, pelo que aponta o contracheque, estaria residindo no Amapá, onde dá expediente de 40 horas semanais na como comprova o contracheque dele, com valor bruto de pouco mais de R$ 28 mil.
ONIPRESENTE 3
O demonstrativo salarial aponta que o médico e candidato a vereador em Porto velho, atua no Departamento de Medicina Legal do Estado do Amapá.
OPINIÃO
Ao que tudo indica, Nazif Junior teria descoberto uma maneira de fazer campanha política sem estar presente junto ao eleitorado. O mais curioso nisso é tentar ser vereador, e se for eleito passar a ganhar bem menos do que recebe como médico.
OPINIÃO 2
De repente até pode haver a justificativa de que é melhor ganhar menos para estar próximo à família. Eu concordo plenamente com isso, a questão é que para registro da candidatura no TRE, o domicílio do candidato tem que ser no local onde ele estará disputando a vaga.
OPINIÃO 3
Como o contracheque em questão é do mês de janeiro, haveria a possibilidade de Junior ter voltado a morar em Porto Velho. Nesse caso, ele pode registrar candidatura se já estiver com pelo menos 6 meses com domicílio eleitoral aqui na capital.
OUTRO LADO
Mauro Nazif Junior não respondeu os questionamentos da coluna.
MDB
No MDB a bronca é contra o candidato a vereador Júnior da Versátil. Ele tem apoiado publicamente a candidata Mariana Carvalho, sendo que seu partido tem candidatura própria para prefeito.
MDB 2
Integrantes da nominata fizeram um documento dizendo que desistirão da candidatura caso Junior continue apoiando a candidata Mariana Carvalho (União Brasil), e entregaram à direção do partido. Júnior da Versátil é o que tem mais estrutura de campanha no MDB.
MDB 3
Júnior da Versátil tem colocado em suas redes sociais postagens com a candidata Mariana Carvalho. O blog Entrelinhas divulgou que o candidato não tem usado a estrutura do MDB, e que havia pedido autorização do presidente estadual do partido, o deputado federal Lúcio Mosquini, para apoiar Mariana.
MDB 4
Pelo que se sabe nos bastidores da política, é que Júnior da Versátil estaria aborrecido com a candidata a prefeita pelo MDB, Euma Tourinho. O desconforto teria ocorrido porque Euma não teria ido no lançamento da candidatura de Júnior ao cargo de vereador.
SENAR
O Sistema Faperon/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco do Guaporé, realizou no último sábado (17) a colação de grau de 12 formandos do Curso Técnico em Zootecnia.
SENAR 2
O curso teve a duração de dois anos e capacitou os jovens para atuarem no desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, de modo a contribuir para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor.
SENAR 3
Atualmente, cerca de 800 alunos estão matriculados nos cursos oferecidos pelo Sistema Faperon/Senar, distribuídos em 16 polos localizados em sindicatos de produtores rurais de Rondônia, nos cursos de Técnico em Agronegócio e Zootecnia.