Publicidade
SICOOB

O governo estuda elevar o valor de benefícios recebidos pelo funcionalismo público, como o vale-alimentação de R$ 458 e o auxílio-pré-escolar de R$ 321 mensais, em vez de conceder os reajustes salariais reivindicados pela classe. Os valores tiveram o último reajuste em 2016.

Publicidade

De acordo com fontes da equipe econômica ouvidas pelo Metrópoles, a medida “está em exame” e deve contemplar todas as categorias, não apenas os policiais, como o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia sinalizado anteriormente em pleno ano eleitoral.

A promessa do mandatário do país causou revolta entre os servidores, que se organizaram em protestos na frente do Ministério da Economia e do Banco Central, em Brasília. Grande parte das categorias do funcionalismo está sem reajuste já há cinco anos.

Atualmente, a verba do governo para conceder esse aumento salarial é de R$ 1,7 bilhão. O valor, entretanto, é insuficiente, mas não há mais espaço no Orçamento 2022 para isso. Neste cenário, técnicos pensam em reajustar os benefícios, o que teria alcance amplo e impacto reduzido nos cofres públicos.

Para a estratégia se consolidar, seria necessário propor mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, uma vez que o texto proíbe reajuste nesses benefícios. Caso a mudança ocorra, novos valores poderão ser indexados por meio de portaria ministerial.

Publicidade
Publicidade

Você também vai querer ler...

Idosa morre engasgada durante almoço em RO

Grave acidente deixa dois mortos em rodovia em RO

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.